1ª Expo Amazônia promove o turismo e a cultura do Amazonas em Portugal

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo – Amazonastur, no dia 04 de julho, acertou detalhes da participação do Estado na 1ª Expo Amazônia. O evento será realizado de 18 a 20 de outubro em Lisboa, Portugal.

Um resgate na relação histórica entre o Amazonas, Pará e Portugal para promover a Amazônia Lusitânia, esse é o objetivo da 1ª Expo Amazônia. O evento, que é uma iniciativa da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil-PA e conta com o apoio do Governo do Amazonas, vai reunir 3 cidades amazonenses e 26 cidades paraenses que são homônimas e consequentemente coirmãs com as cidades portuguesas para um intercâmbio turístico e cultural.

“A Expo Amazônia tem uma proposta inédita, que é levar a Amazônia Lusitânia, formada por três cidades do Amazonas: Borba, Barcelos e Silves, e 26 cidades do Pará. É o maior intercâmbio turístico e cultural da história recente entre Amazonas, Pará e Portugal, que oferecer oportunidade de negócios, palestras, workshops, entre outras ações”, explicou o diretor de Marketing da Câmara Portuguesa, Péricles Guerreiro.

De acordo com Guerreiro a participação do Amazonas é extremamente importante para o evento e pode incentivar as empresas do estado a colocar seus produtos no radar do mercado comum europeu.

Na participação do Amazonas as cidades homônimas vão levar seus principais atrativos turísticos. Borba vai promover o turismo religioso com a Festa de Santo Antônio de Borba, Silves o ecoturismo e hotéis de selva, e em Barcelos o destaque será para o segmento de pesca esportiva. Além disso o evento será mais uma oportunidade de promoção do Festival de Parintins já para o ano de 2019.

“Tudo isso está sendo divulgado na Europa. A própria embaixada portuguesa em Lisboa, vai divulgar na Espanha, França, Itália, Alemanha e na Bélgica. Com o apoio do governo vamos incrementar todo esse processo e a proposta de levar o boi de Parintins é extraordinária. Isso logicamente vai beneficiar o turismo e a cultura aqui do Amazonas na Europa”, afirmou Guerreiro.

As comitivas dos municípios do Amazonas vão receber a comitiva de Portugal para começar um processo de germinação que pode gerar muitos benefícios para essas cidades do interior do estado visto que as cidades homônimas portuguesas são mais desenvolvidas e podem contribuir com boas práticas e novas oportunidades.

“Barcelos de Portugal é conhecida no mundo todo devido a lenda do galo que atrai muitos turistas. Então a proposta é expor a cultura do Amazonas para fora para atrair turismo e incrementar a economia dessas cidades”, disse o diretor de Marketing.

Guerreiro informou ainda que em 2019 a Expo Amazônia será em Manaus e deve trazer muitos turistas europeus para a capital do Amazonas. “Eles vão trazer a cultura deles e nós vamos levar a nossa, e isso vai fomentar o turismo. Eles vão se interessar em que venham comitivas de lá para cá” finalizou Guerreiro.

1ª Expo Amazônia – Amazônia Lusitânia

A exposição, que será realizada no pavilhão n.01 do Parque das Nações em Lisboa, Portugal, vai atuar em três eixos: turismo, cultura e negócios, num processo de germinação entre cidades homônimas ampliando os laços luso-brasileiros. A estimativa é receber cerca de 15 mil pessoas durante o evento.