Amazonastur acelera obra do Vasco Vasques, que será o maior centro de convenções da região Norte

A presidente Roselene Medeiros acompanhou a execução de mais uma etapa do CCA – Fotos: Clóvis Miranda

A segunda etapa da obra do Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, atingiu, nesta segunda-feira (25/3), a marca de 30% de execução com a concretagem da laje E3 do prédio. Previsto para ser entregue em dezembro deste ano, o local será o maior centro de convenções da região Norte.

De acordo com a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Roselene Medeiros, o Governo do Estado encontrou a obra com apenas 14% de execução e, em menos de três meses, garantiu a manutenção do recurso com o Ministério do Turismo, aumentando o prazo do convênio, acelerando e duplicando o processo de construção.

“O importante frisar é que é uma obra de cinco anos. Quando o Governo Wilson Lima assumiu tinha pouco mais de 14% de obra executada. Em três meses dobramos a execução, sendo 30%. A nossa previsão é que até dezembro entregaremos a obra à sociedade amazonense. Essa obra é toda de recurso federal. Já está disponível. Nós fomos a Brasília (DF) para fazer uma readequação de todo o projeto e por isso conseguimos dar esse ‘Up’. O Governo Federal disponibilizou R$ 50 milhões e tivemos de readequar para R$ 40 milhões”, comentou a presidente.

Roselene Medeiros informou que, com a conclusão da segunda etapa, o CCA Vasco Vasques se tornará o maior centro da região Norte, comportando 10 mil pessoas simultaneamente. “O complexo todo comportará 10 mil pessoas. Isso significa que o Amazonas vai estar preparado para receber grandes eventos, feiras, exposições”, frisou.

Duas mil toneladas de concreto foram utilizadas nesta etapa da obra

Infraestrutura

De acordo com a engenheira da Amazonastur, Patrícia Moreira, nesta etapa, foram utilizados um volume de 800m³ de concreto (totalizando duas mil toneladas de concreto), 51 toneladas de ferro, mais de 80 caminhões.  “Estamos terminando a parte de infraestrutura, a superestrutura está com concretagem na laje E3, e então, nosso cronograma está puxado, retomamos com toda força para poder entregar a obra em dezembro. A dificuldade é concretagem. Pegamos a obra numa fase de chuva. Estamos vencendo esta etapa para avançar ainda mais. São 800 metros cúbicos de concreto, ou seja, duas mil toneladas”, explicou a engenheira, informando que mais de 40 homens atuam na edificação.

O prédio terá quatro pavimentos, totalizando 14.300m², e será destinado a feiras e exposições. Após a conclusão, possuirá três salões para exposições. Cada andar irá dispor de seis elevadores sociais, dois elevadores de serviços e a instalação de um elevador de carga com capacidade para comportar automóveis e até 2,5 toneladas. Por evento, o novo CCA comportará seis mil pessoas e será interligado ao CCA 1, que atende quatro mil pessoas,  transformando-se em um dos maiores centros de convenções da região.

Homenagem

Jorge Vasques, filho do empresário do ramo do turismo Vasco Vasques, acompanhou o andamento da obra e agradeceu à Amazonastur pela homenagem ao pai.

“Muito orgulhoso e feliz, porque a primeira etapa já foi concluída e já é um marco no turismo do estado. E agora, na gestão do governador Wilson Lima, esse grande impulso na ampliação, o que tornará esse centro no maior da região Norte até o final de 2019. Agradeço muito a homenagem muito justa ao meu pai (Vasco Vasques), que foi um pioneiro do turismo na região”, disse Jorge Vasques, que também estava representando a Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplantic)