Amazonastur destaca ações desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2021

Foto: Janailton Falcão

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), apresenta as ações desenvolvidas pela instituição ao longo do primeiro semestre de 2021 para fomentar o setor turístico. Com o avanço da vacinação no estado e o retorno das atividades presenciais, o órgão tem investido em diversas ações como infraestrutura, qualificação profissional e parcerias com municípios do interior e com outros estados, além da elaboração do Plano Estadual de Desenvolvimento do Turismo do Amazonas.

O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, destaca que a pandemia fez com que as instituições públicas e privadas se reinventassem em algumas ações tendo em vista o novo momento pelo qual o mundo está passando. Sérgio pontuou, ainda, os desafios de aplicar e desenvolver políticas públicas para o setor que atendam às necessidades de cada município.

“Estamos atuando em diversas frentes porque o turismo tem esse poder de envolver uma longa cadeia produtiva, desde infraestrutura até a educação. Foi um primeiro semestre de muito trabalho, e o segundo terá ainda mais novidade, com ações de ordenamento, participação em feira internacional, lançamento de cursos e do Plano Estadual de Turismo, que irá inaugurar uma nova era para o setor turístico do Amazonas. Nada disso seria possível sem o apoio do governador Wilson Lima e de uma equipe empenhada que temos na Amazonastur”, destacou.

Em relação aos investimentos em infraestrutura, a Amazonastur alcançou 50% de execução da obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros do aeroporto de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus). O município é um dos principais destinos de pesca esportiva do Brasil, recebendo cerca de 10 mil turistas por temporada. O investimento é mais de R$ 1 milhão, com recursos de emenda parlamentar e do Governo do Amazonas.

Ainda na área de infraestrutura, a empresa assinou o contrato para início da execução dos projetos básico e executivo para a construção do Museu dos Bois-Bumbás de Parintins, no município a 369 quilômetros de Manaus. Os projetos serão elaborados pela Agência E, vencedora da licitação, e constituem a fase anterior ao início da obra, na qual é desenvolvido todo o projeto arquitetônico do empreendimento, que terá aproximadamente 2 mil metros quadrados.

Foto: Janailton Falcão

A implantação do museu visa promover a preservação, a pesquisa e a comunicação do patrimônio cultural material e imaterial e da memória dos Bois-Bumbás Garantido e Caprichoso, além do Festival Folclórico de Parintins, ressaltando a importância na formação da identidade cultural brasileira. O contrato com a empresa ocorreu por meio de processo licitatório.

Por meio de uma parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a Amazonastur promoveu o curso técnico de Guia de Turismo Regional para 75 profissionais da área. Iniciada no mês de abril e com 940 horas de carga horária, a capacitação ocorre pela modalidade de Ensino a Distância (EaD) e teve como foco profissionais que não possuíam registro profissional. 

Rotas Amazônicas Integradas – A Amazonastur também estreitou relações com os estados região Norte em busca de promover uma rota turística comum entre os estados vizinhos. Em Roraima, no mês de maio, o Amazonas assinou a Carta Turismo na Amazônia durante o 1° Simpósio Roraimense da Pesca Esportiva. O instrumento busca consolidar a iniciativa da Rotas Amazônicas Integradas (RAI) para promover produtos turísticos dos Estados da região Norte.

No início do mês de julho, em Rondônia, a instituição promoveu diálogo sobre potenciais turísticos e principais entraves do setor de turismo na região amazônica, a fim de buscar avanços para o segmento.

Ordenamento – Com o objetivo de promover orientação, sensibilização e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos, a Amazonastur realizou, nos meses de abril e junho, em parceria com a Polícia Turística da Polícia Militar (Politur), ações na região portuária da Manaus Moderna e no Centro da capital, com foco em embarcações e também em agências de turismo.

Além de promover o ordenamento do setor, as ações também reforçaram a importância da atualização legalizada, protocolos de biossegurança, além de alertar as agências para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e do manuseio de animais silvestres.

Foto: Janailton Falcão

Plano Estadual de Turismo – Em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Amazonastur está em fase de finalização da elaboração do Plano Estadual de Desenvolvimento do Turismo. O planejamento estratégico previsto no Plano para investimento no setor é feito por meio do fomento de modelos de negócios sustentáveis, a partir da interlocução entre governo, empresários e comunidades tradicionais, aliando o crescimento de fluxos e receitas com a preservação ambiental.

Auxílio emergencial – Como parte das ações do Plano Emergencial, o Governo do Estado lançou o auxílio estadual para profissionais do turismo, cultura e esporte no valor de R$ 600,00.  Para o setor de turismo, o Auxílio Estadual alcançou 562 trabalhadores, sendo 378 guias de turismo e 184 cooperados – canoeiros, piloteiros, barqueiros e outros, além de prestadores que são Microempreendedores Individuais (MEI). O pagamento está sendo viabilizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).

Promoção – Com o retorno gradual dos eventos presenciais, a Amazonastur tem investido na promoção do destino Amazonas em feiras e exposições. A primeira exposição do ano aconteceu na Feira de Negócios Turísticos Ugart, em Porto Alegre (RS), no final de julho. A participação na 35ª edição do evento fez parte da estratégia da instituição de investir no mercado sulista, visando a retomada do turismo no Amazonas. O evento reuniu mais de 3 mil agentes de viagem do sul do Brasil.

Em agosto, também aconteceu a participação na feira WTM Latin America, principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina. A feira reúne profissionais de viagens e turismo e empresas expositoras para fazerem networking, negociar e descobrir as últimas novidades do setor. O evento ocorreu de forma virtual e envolveu a participação de todos os estados brasileiros.

Turismo em Movimento – Visando aproximar operadores de Manaus e dos municípios para que pudessem negociar potencialidades, parcerias de mercado e comerciais, a Amazonastur, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM) e prefeituras e Presidente Figueiredo, Novo Airão e Rio Preto da Eva, realizou o Turismo em Movimento, promovendo mais de R$ 817 mil em perspectiva e de negócios efetivados nesses municípios.

Foto: Janailton Falcão

Durante as atividades do projeto, 80 prestadores de serviços turísticos foram alcançados. A promoção comercial ocorreu durante a Sessão de Negócios, que tinha o objetivo de aproximar operadores de Manaus e dos municípios para que pudessem negociar potencialidades, parcerias de mercado e comerciais.

Interiorização – Com o objetivo de identificar potencialidades turísticas e promover o setor, a atual gestão da Amazonastur tem intensificado visitas aos municípios. Além de Presidente Figueiredo, Novo Airão e Rio Preto da Eva, onde ações foram realizadas durante o Turismo em Movimento, as cidades de Maués, Barcelos, Parintins, Macanapuru, Envira e Barreirinha foram visitadas. De acordo com a gestão da instituição, a promoção do turismo no interior será reforçada ao longo do segundo semestre.

Centro de Convenções – A instituição inaugurou, no mês de abril, a segunda etapa do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), tornando o local o maior do tipo da região Norte, com capacidade para receber até 10 mil visitantes por evento.