Amazonastur e Politur orientam agências de turismo no Centro de Manaus

Foto: Janailton Falcão

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e a Polícia Turística da Polícia Militar (Politur) realizaram, na manhã desta terça-feira (1º/06), uma ação de orientação, sensibilização e fiscalização nas agências de turismo do Centro de Manaus. O objetivo da ação é colocar a instituição à disposição dos operadores de turismo, reforçar a importância da atualização legalizada, além de alertar as agências para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e do manuseio de animais silvestres.

O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, reforça que a ação está dentro de uma série de atividades que estão sendo desenvolvidas pela instituição e faz parte da estratégia do Governo do Estado para fomentar o turismo em todo o Amazonas.

“Estamos sensibilizando os proprietários de agências de turismo sobre a importância da legalização e também do respeito aos protocolos de biossegurança nesse momento de pandemia. O nosso corpo técnico atua orientando e preparando os estabelecimentos para receberem os turistas. Nosso objetivo principal é garantir e reforçar a imagem de que o Amazonas é um destino seguro para turistas do Brasil e do mundo”, acrescentou Litaiff.

Litaiff acrescentou ainda a importância dos turistas buscarem estabelecimentos credenciados ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur), para garantir a segurança durante o momento de lazer. No cadastro, é possível visualizar endereço, CNPJ, e outras informações do local, além de ter a certeza de que o MTur orienta esses prestadores de serviço com qualificação e outros benefícios. O Amazonas possui um total de 2.862 estabelecimentos dentro do banco de dados do Ministério.

De acordo com Eliete Carvalho, que atua em uma agência de turismo na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, e recebeu orientação dos técnicos da Amazonastur, a visita é importante porque demonstra o apoio da instituição nesse momento delicado.

Foto: Janailton Falcão

“Muito boa essa iniciativa, muito bom esse apoio nesse momento tão difícil que nós estamos passando com essa pandemia. O setor turístico foi um dos mais atingidos, como também a parte de hotelaria e setor de viagem de turismo. Vem [a ação] só nos fortalecer nesse momento difícil”, disse Eliete.

As visitas técnicas são feitas pelo departamento de Registro e Sensibilização que faz parte da Diretoria de Turismo e serão realizadas ao longo do mês de junho.