Amazonastur orienta donos de hoteis em Maués sobre Cadastur

Ordenamento da Amazonastur visa ordenar os serviços turísticos do município. FOTO: Clóvis Miranda

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) encerrou, nesta segunda-feira (02/09), a ação de orientação realizada junto aos prestadores de serviços turísticos do município de Maués (a 258 quilômetros de Manaus em linha reta). Entre os dias 5 e 7 deste mês, a Terra do Guaraná receberá milhares de turistas durante o Festival de Verão 2019.

Durante a ação, iniciada no dia 27 de agosto, o Departamento de Regulação e Fiscalização da Amazonastur visitou 17 estabelecimentos e orientou os empreendedores sobre a importância da inclusão do empreendimento no programa Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo-Mtur), e das licenças exigidas pelos órgãos parceiros como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria de Tributos, entre outros.

Conforme o assessor técnico da Amazonastur, Robson Guimarães, nas visitas aos empreendimentos, – sendo 15 meios de hospedagem, mais um restaurante e um flutuante, – foram realizados três cadastros iniciais no Cadastur e uma renovação. Robson explicou ainda que quatro hotéis passaram a operar com o Sistema Nacional de Registro de Hóspede (SNRH), do Ministério do Turismo.

“Nossa missão é orientar os empresários sobre as exigências do Ministério e auxiliá-los, pois há uma obrigatoriedade no registro do hóspede ao adentrar o hotel, seja pelo sistema ou pelo modo manual. Nós explicamos a eles o quanto é importante o Cadastur para o empreendimento e para a cidade, que é monitorada pelo Ministério, que se baseia no cadastro e entre outros dispositivos para o repasse de recursos federais, por meio do Mapa do Turismo Brasileiro”, comentou Robson.

Para o empresário Ribamar Diniz, proprietário de um hotel, a iniciativa da Amazonastur em Maués corrobora diretamente com o mercado de hotelaria na cidade, que se adéqua às exigências do Ministério do Turismo, e oferece um melhor serviço ao cliente. “Estávamos num sistema parado. Agora, graças ao auxílio da Amazonastur, com o sistema SNRH, vou ter mais conhecimento  do turismo e também mais segurança na administração do hotel”, disse o empreendedor.

Apoio – A ação na Terra do Guaraná contou com o apoio da Polícia Militar, secretarias municipais de Turismo e Cultura, de Tributos, da Vigilância Sanitária do Município, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).

Festival de Verão – O Festival de Verão de 2019, realizado pela Prefeitura de Maués, ocorrerá de 5 a 7 de setembro, nas proximidades da praia da Ponta da Maresia, e contará com os shows de bandas locais, mais o concurso da Musa Verão 2019, com a disputa de sete moças maueenses.