Amazonastur realiza pesquisas junto a turistas e moradores durante a Festa do Guaraná

As pesquisas estão sendo realizadas na orla de Maués

O Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), realiza duas pesquisas (percepção e socioecômica), durante a 40ª Edição da Festa do Guaraná, em Maués (a 267 quilômetros de Manaus). O evento maueense iniciou na última quinta-feira (28) e se estende até este sábado (30/11).

Na praia da Ponta da Maresia, a equipe do Departamento de Estatística da Amazonastur abordou moradores e turistas desde a quinta, na orla de Maués, um dos principais atrativos turísticos do município.

De acordo com Francisco Alves, chefe do Departamento de Estatística da Amazonastur, a intenção das abordagens é identificar o perfil socioeconômico e satisfação do visitante que foi curtir a tradicional festa e ainda medir o olhar do morador sobre a cidade.

“A Pesquisa de Percepção tem a finalidade de ouvir dos moradores a sua avaliação sobre a cidade, a atividade turística e o próprio evento. Já na Pesquisa Socioeconômica, vamos identificar o perfil dos turistas que estão participando da festa, o grau de satisfação dele com a infraestrutura turística e urbana da cidade, enfim os serviços ofertados”, comentou Francisco Alves.

Francisco Alves ressaltou ainda que serão aferidas ainda informações relacionadas à viagem do visitante, como motivação, permanência, o tipo de meio de transporte, hospedagem. “E também a questão econômica, como os gastos – com que itens eles gastam, o que está inserido nos gastos”, enumera.

As abordagens para a realização das duas pesquisas vão até este sábado (30/11), último dia da 40ª edição da Festa do Guaraná.