Amazonastur realiza terceira pesquisa para mapear o ambiente de negócios do turismo

Sondagem entre empresários do setor turístico inicia no próximo dia 11 de dezembro
FOTO: Janailton Falcão/Amazonastur

Para mapear o mercado turístico, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) disponibiliza ao trade (empresários do setor), a partir do dia 11 de dezembro, o questionário da 3º sondagem da Pesquisa Ambiente de Negócios do Turismo. O objetivo da Amazonastur é construir uma série histórica com as informações, aplicando três questionários como esse por ano. As informações servirão, ainda, para a elaboração de um manual para investidores.

Para participar, representantes de agências de viagens, de meios de hospedagens e outros empresários do ramo devem acessar o site www.amazonastur.am.gov.br. O link que dá acesso às perguntas também será enviado por e-mail e compartilhado pelos técnicos da Amazonastur pelo WhatsApp e mídias sociais do órgão. O questionário poderá ser respondido até o dia 22 de dezembro.

Segundo o assessor de Planejamento Estratégico da Amazonastur, Daniel Bernardes, o levantamento vai apurar as características em relação ao perfil das empresas, como os representantes percebem o mercado local, a inovação no negócio e como o trade atua em relação à aprendizagem.

As respostas vão nos auxiliar a definir estratégias para o ano que vem, e a construir projetos para captação de recursos.
FOTO: Janailton Falcão/Amazonastur

“Queremos saber, por exemplo, quais devem ser os investimentos prioritários do governo em relação ao turismo. As respostas vão nos auxiliar a definir estratégias para o ano que vem, e a construir projetos para captação de recursos”, explicou Daniel. A previsão é que os resultados sejam apresentados no primeiro trimestre de 2021.

Além disso, os dados servirão de base para a construção do Manual do Investidor, conforme ressalta a assistente técnica de Negócios da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha. “Esse documento servirá como orientação para quem tiver interesse em investir no Amazonas, uma vez que terá em mãos um cenário do ambiente de negócios do turismo no estado”, explicou.

Os resultados das duas pesquisas anteriores de 2020 estão disponíveis no site da Amazonastur (www.amazonastur.am.gov.br), no menu Indicadores. As duas primeiras sondagens foram realizadas, respectivamente, em fevereiro e julho.

Por meio delas, a Amazonastur identificou que uma das necessidades do trade era o acesso às linhas de financiamento. Como estratégia para auxiliar os empresários, a empresa produziu uma cartilha com informações sobre as principais linhas de financiamento emergenciais federais e estadual – por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Foi por meio desse levantamento que o órgão oficial do Turismo no Amazonas identificou também que, entre os empresários do setor, em fevereiro, 84,61% estimavam aumento do faturamento em 2020. Passados seis meses, após o pico da pandemia do novo coronavírus, 46,32% ainda mantêm expectativa de aumento do faturamento no segundo semestre. Essa terceira sondagem voltará a medir esse e outros indicadores.

Ascom Amazonastur:
+55 92 2101-8176