Cadastur possui novo acesso pela conta gov.br do cidadão


Unificação de contas busca possibilitar que o cidadão tenha acesso a diversos serviços públicos digitais através de um único login.

Desde a última quinta-feira, 14, para acessar ou realizar uma nova inscrição no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), empresas que atuam no setor e guias de turismo precisam criar uma conta no gov.br. Com isso, o Cadastur se junta a diversos outros serviços digitais do governo federal que já podem ser acessados pelo cidadão através de uma conta única.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, explica que a ideia é integrar todos os serviços públicos digitais à conta gov.br para facilitar a autenticação do cidadão. “Agora, o Cadastur está alinhado a uma diretriz do governo federal para facilitar o acesso do cidadão a diferentes serviços públicos digitais. Com isso, o sistema do Cadastur fica mais prático e unificado”, destaca.

A legislação em vigor (Lei Geral do Turismo) determina que o registro no Cadastur é obrigatório para sete categorias do setor:  agência de turismo; meio de hospedagem; transportadora turística; organizadora de eventos; acampamento turístico; parque temático, além dos guias de turismo.

Ao realizar o cadastro, além de cumprir uma exigência legal, o prestador de serviços turísticos ganha maior visibilidade, tendo em vista se tornar uma opção mais segura para o turista na hora de escolher prestadores de serviços turísticos que vão apoiá-lo durante uma viagem.

PASSO A PASSO – Para acessar o Cadastur é preciso criar uma conta no gov.br. Para isso, acesse o site do gov.br (clique AQUI para realizar o cadastro). Lá, precisará informar alguns dados pessoais, como CPF, nome completo e e-mail, além de seguir as instruções para a finalização do cadastro. (Acesse AQUI para tirar todas as dúvidas do cadastro no gov.br).

Se já possui login no Cadastur, após criar uma conta no gov.br o sistema reconhecerá seus dados e os vinculará ao seu cadastro. Desta forma, será possível acessar o sistema quando a medida estiver valendo, e realizar a ação desejada como alterar, renovar ou cadastrar atividades ou, mesmo, incluir outra empresa a qual pertença. Mas caso ainda não tenha login no Cadastur, após a criação da conta no gov.br você estará apto a criá-la no site do Cadastur. O registro é gratuito, rápido e feito totalmente de forma virtual.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo