Com pocket show de boi-bumbá e campanhas de sensibilização, turistas são recepcionados em Parintins

Foto: Clóvis Miranda / Amazonastur

O Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), iniciou, nesta quinta-feira (27/06), o serviço de receptivo dos turistas nas duas portas de entradas de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus): aeroporto e o porto. A Amazonastur preparou um pocket show de boi-bumbá e distribuiu mapas com informações turísticas e garrafinha plástica (squeeze) aos turistas que chegaram por via aérea.

Já a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejusc) também atuou nos locais e distribuiu materiais de conscientização contra a violência às crianças, idosos e adolescentes, além de importunação sexual.

A Amazonastur contratou mão de obra parintinense, com profissionais bilíngues, para receber o visitante e orientá-lo da melhor maneira possível. Dezesseis profissionais se revezam em grupos de quatro pessoas durante a ação que ocorre simultaneamente no porto e no aeroporto. O horário de atuação é das 9h às 18h, no aeródromo, e das 7h às 18h, no porto. A ação se estende até o domingo (30/06).

“É muito legal a gente perceber o turista chegando aqui e ser recebido ao som das toadas, com os nossos dançarinos. O que é mais importante, com as pessoas que foram contratadas aqui em Parintins para prestar informação turística e dando material com o mapa da cidade, com aquilo com que ele pode fazer em Parintins. Ele recebe também squeezes, porque a nossa cidade é muito quente, e essa é uma maneira para ele colocar a água e se refrescar”, comentou Roselene Medeiros, presidente da Amazonastur.

O engenheiro paulista Paulo César Correia parabenizou o Governo do Estado pela organização do evento e enalteceu a euforia parintinense. “O governo patrocina com muito empenho para atrair os visitantes, movimenta a economia da ilha, do Amazonas. Eu acredito que tem que passar mais e mais brasileiros para conhecer aqui. Na minha opinião, é uma festa maior que o Carnaval. É uma festa especial. O receptivo foi muito bonito. A organização está de parabéns”, disse o engenheiro.

Campanha – Assim como no Porto de Parintins, a Sejusc distribuiu no Aeroporto Júlio Belém ventarolas e materiais informativos sobre violência contra mulher, importunação sexual, feminicídio, exploração sexual de crianças e adolescentes, combate ao uso de drogas, no aeroporto e no porto. A partir desta sexta-feira (28/06), no Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo), estará posicionado o Ônibus da Mulher, onde receberá denúncia contra a importunação sexual, e encaminhamentos para qualquer crime contra a mulher.

“Por determinação da secretária Caroline Braz, foi enviada para Parintins uma equipe de 15 pessoas para sensibilizar a população e turistas para iniciarmos um trabalho com as temáticas de criança, adolescente e idoso, e políticas para mulheres”, frisou a assessora técnica da Sejusc, Francine Alves.