Em 2021, ‘Turismo em Movimento’ promoveu mais de R$ 2 milhões em negócios em seis municípios do AM

Ao longo das seis edições realizadas em 2021, o “Turismo em Movimento” contabilizou R$ 2.682.500,00 em negócios nos seis municípios do Amazonas onde o evento ocorreu, incluindo a capital, Manaus. A ação é promovida pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) em parceria com as prefeituras municipais e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM).

O volume de recursos leva em consideração os negócios efetivados e as perspectivas de negócios a partir de contatos mantidos na “Sessão de Negócios”, que ocorre dentro da programação do “Turismo em Movimento”. Na sessão, operadores de turismo da capital e prestadores de serviços turísticos de municípios do interior são colocados em contato para negociar potencialidades e parcerias de mercado.

“Essa ação visa promover formas para que empresários possam potencializar suas atividades turísticas, o ordenamento das atividades, além de fomentar o turismo nessas regiões por meio do desenvolvimento econômico e social. A atividade deu fôlego para os empresários do ramo turístico após o período mais crítico da pandemia. O projeto vai ser reforçado em 2022, já temos nove edições do ‘Turismo em Movimento’ planejadas em nove municípios do Amazonas”, ressaltou.

No ano passado, as edições ocorreram nas cidades de Presidente Figueiredo, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Maués, Manaus e Humaitá. Em Novo Airão, o quantitativo de negócios estimado chegou a R$ 285 mil; em Presidente Figueiredo, R$ 292.500; em Rio Preto da Eva, R$ 240 mil, em Maués, R$ 487.500; e, em Manaus, R$ 1.377.500,00, totalizando R$ 2.682.500,00.

A programação do evento também é realizada com o apoio da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e de instituições financeiras como o Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Cadastur – Durante as edições do evento, o Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur atuou com atendimento técnico quanto à regularização dos prestadores que desenvolvem atividade turística, orientação sobre formalização, acesso ao Cadastur, cadastros iniciais e renovação de cadastro, divulgação da Campanha Alô Turista e dos protocolos de biossegurança.