Cultura do Amazonas em destaque na França

Foto: Divulgação/Amazonastur

O Governo do Amazonas esteve presente na 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da Organização Internacional de Saúde Animal, que ocorreu na noite (tarde no Brasil) do dia 21 de maio, em Paris, na França. Por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o Governo do Estado promoveu o Festival Folclórico de Parintins para uma plateia de 500 convidados especiais, entre autoridades internacionais e estudiosos do setor.

Artistas como os cantores Zezinho Correa (do grupo Carrapicho), Luciano Brasil (do Boi Caprichoso) e Leonardo Castelo (do Boi Garantido) animaram os convidados mostrando porque a festa de Parintins é considerada um dos maiores festivais folclóricos do mundo. Além desses artistas, dançarinos dos grupos Corpo de Dança Caprichoso e Somos Um Show também fizeram parte da apresentação.

Para o artista Valdir Santana, ex-pajé do Boi Caprichoso e que faz parte da comitiva do Amazonas no evento, o Governo do Estado, ao promover o Festival de Parintins no exterior, demonstra o quanto respeita e aposta na festa criada por caboclos que residem às margens do maior rio do mundo, o Amazonas.

“Me emociono muito ao lembrar que uma festa tão simples ganhou grandes proporções. Quero agradecer ao governador Amazonino Mendes por apostar novamente em nosso potencial. Caprichoso e Garantido, serão eternamente gratos por tudo que ele fez e continua fazendo pela nossa Ilha”, disse Valdir Santana.

O cantor Leonardo Castelo reconhece que o trabalho promocional do Estado e do Festival de Parintins ganharam novamente força. “Desde o Carnaboi, a gente percebeu que o trabalho seria diferente. E agora posso falar que além de ser diferente, está sendo maravilhoso, pois os bois são conhecidos pelo mundo afora e este trabalho só vem fortalecer a imagem da festa e do Estado”, destacou o cantor encarnado.

Orientação – O presidente da Amazonastur, Orsine Junior, disse que o trabalho promocional do Festival Folclórico de Parintins e do Destino Amazonas seguem as orientações do governador Amazonino Mendes.

“O governador tem um carinho muito especial pelo Festival de Parintins. Há 30 anos ele foi visionário ao construir o Bumbódromo na Ilha. E hoje, além de novamente apostar na festa, ele tem trabalhado muito para transformar o turismo como uma nova matriz econômica para o Estado”, disse Orsine.

O cantor Zezinho Correa, do Grupo Carrapicho, que tem uma legião de fãs em toda Europa e não só em Paris, afirmou que apostar na cultura e no turismo é o principal caminho para consolidar o Destino Amazonas. “Parece que estou revivendo o sucesso do ‘Tic Tic Tac’, investir nesses segmentos nunca é demais e o Governo do Amazonas mostra que está atento a esse setor, quem ganha com isso não é só Parintins, mas todo o Estado”, completou.