Ensaio dos Bumbás conta com espaços instagramáveis da Amazonastur

Foto: Tácio Melo/Amazonastur

O aquecimento para o 56º Festival Folclórico de Parintins começou neste sábado (25/03), no Sambódromo, com a abertura do Ensaio dos Bumbás. E, para abrilhantar um dos maiores símbolos da cultura amazonense, a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) entregou para a festa espaços instagramáveis. As apresentações seguem até o dia 24 de junho.

Visando a promoção do destino Amazonas nas redes sociais, sobretudo para o Festival Folclórico de Parintins, dois espaços para fotos foram instalados no Sambódromo com os símbolos dos bumbás de Parintins. Com iluminação própria, a estrela instagramável representa o boi-bumbá Caprichoso, já coração vermelho o boi-bumbá Garantido.

“Estamos fazendo uma agenda casada com o pessoal dos cruzeiros também. Turistas nacionais e estrangeiros para conhecer um pouco da nossa cultura, das nossas raízes. Com a adesão expressiva do público esse ano vamos fazer um grande Festival (Folclórico de Parintins)”, complementou o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio.

Convocando a galera azul e branco, o presidente do Movimento Marujada, Rogério de Jesus, o Roca, destacou o espaço do touro negro. “Nação azulada, quero convocar a todos para estarem aos sábados no Sambódromo. O Caprichoso vai ter lá uma grande estrela, num espaço instagramável, que é promovido pela Amazonastur, justamente para que você consiga fazer as suas fotos e postagens. Mostrar toda a sua emoção”, ressaltou Roca.

Foto: Tácio Melo/Amazonastur

Para o diretor de eventos do Movimento Amigos do Garantido, Rivaldo Pereira, o espaço é ideal para as galeras divulgarem o Ensaio dos Bumbás e a torcida pelo bumbá predileto.

“Vamos ter aquele espaço instagramável para sua foto, mandar a mensagem, registrar o momento do primeiro Ensaio dos Bumbás, em Manaus. É mais uma novidade, que no mundo globalizado todo mundo participa e acompanha. Então, você não pode perder a grande pedida do final de semana que é o Ensaio dos Bumbás”, disse o diretor encarnado.

Turistas brasileiros e estrangeiros

Do estado vizinho de Roraima, Leila Matos é uma das turistas que aproveitou a programação para fazer uma imersão na cultura amazonense. “Acho muito maravilhoso esse evento. E ele chama muito a atenção dos turistas, nós somos turistas, por exemplo, e quando se falou deste ensaio nós ficamos interessados em vir”, disse.

Com um grupo de estadunidenses de Massachusetts, o músico Andy Wilds disse que ficou encantado com a sonoridade das toadas e junto com os amigos músicos do Massachusetts Institute of Technology (MIT) aproveitou a noite no Sambódromo.

“Achamos super divertido. Nós estamos gostando muito. Nós viemos de Massachusetts e está sendo muito legal. Nós tocamos muitas músicas com ritmos upbeat e isso é ao mesmo tempo parecido, mas ao mesmo tempo bem diferente, o que é muito legal”, concluiu o turista americano.

Programação

Aos sábados, a partir das 21h, o Movimento Marujada e o Movimento Amigos do Garantido, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, se revezam no Ensaios dos Bumbás, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo, com acesso gratuito.

Confira o calendário dos ensaios:

Caprichoso – Bar do Boi
01/04/2023
15/04/2023
06/05/2023
27/05/2023
09/06/2023

Garantido – Curral do Boi
08/04/2023
22/04/2023
13/05/2023
16/06/2023