Feriados em 2023: Programe sua viagem pelo Amazonas

Em 2023, o calendário de feriados é extenso, sendo uma oportunidade perfeita para conhecer as belezas do maior estado do Brasil, o Amazonas. Pensando nisso, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) destaca opções para turistar pelo destino mais verde do Brasil. 

Para abrir a programação tem o carnaval, no dia 21 de fevereiro, uma terça-feira, quando parte da população terá o dia 20 de fevereiro como ponto facultativo e feriado estendido, a data é ideal para conhecer municípios mais distantes da capital. Durante o mês de fevereiro, o clima amazônico tem temperaturas mais amenas e, apesar de estar em processo de cheia dos rios, lindas praias ainda podem ser apreciadas.

Nossa dica é conhecer o município de Barcelos (distante 399 quilômetros de Manaus). Banhado pelo rio Negro, é um tesouro para os viajantes que amam ecoturismo. Devido a sua localização privilegiada, o município conta com dois parques de conservação, o Parque Estadual Serra do Aracá e o Parque Nacional do Jaú, além do Arquipélago de Mariuá, maior arquipélago fluvial do mundo.

Com praias exuberantes, Barcelos é o destino ideal para quem opta por tranquilidade e descanso perto da natureza, fugindo da folia e agito do carnaval. 

Páscoa 

No período da Semana Santa, que acontece nos dias 7 e 9 de abril, a dica é pegar a estrada e conhecer Novo Airão.

Distante 115 quilômetros de Manaus e acessível por via terrestre, pela rodovia AM-070 (Manoel Urbano), o município é conhecido como “terra dos botos”, pela incrível quantidade de botos-cor-de-rosa que habitam suas águas. 

Durante o mês de abril, com a cheia dos rios se intensificando, os bancos de areia já foram cobertos pelas águas e as praias já deram lugar aos igapós. Cenário ideal para passeios pelas trilhas aquáticas, que são passeios de barco por dentro da floresta alagada, um cenário misterioso e de tirar o fôlego. 

Fim de semana estendido 

Os feriados de Tiradentes (21/04) e Dia do trabalhador (1º/05) caem, respectivamente, em uma sexta-feira e em uma segunda-feira, excelentes para emendar com o fim de semana e desbravar as belas cachoeiras de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus).

As cachoeiras do município incluem quedas d’águas pequenas, com corredeiras, restaurantes e fácil acesso de carro para curtir com a família, como a corredeira de Urubuí e a cachoeira da Asframa. Até cachoeiras com 35 metros de queda d’água e seis quilômetros de trilha mata adentro, como a cachoeira da neblina, é uma opção maravilhosa para aventureiros.

Folga com muita pescaria

No mês de setembro e outubro, com os rios mais rasos, os imensos tucunarés começam a aparecer e fazer a alegria dos pescadores esportivos.

Os feriados da Semana da Pátria (05 e 07/09), Nossa Senhora Aparecida (12/10) e Aniversário de Manaus (24/10) são perfeitos para os pescadores esportivos que sonham em conhecer as águas do Amazonas e querem ser os primeiros a pescar os troféus da temporada. Muitos são os municípios amazonenses que oferecem experiências de pesca esportiva, mas o destaque é Santa Isabel do Rio Negro (distante 630 quilômetros de Manaus).

O município é conhecido por pescadores do mundo inteiro, por ter recordes mundiais no International Game Fish Association (IGFA) com os maiores tucunarés já pescados. Além de tucunarés, Santa Isabel do Rio Negro também oferece uma natureza deslumbrante aos seus visitantes, tornando a experiência de pesca inesquecível.

Fim de ano com Arte, Cultura e Gastronomia

Durante os meses de novembro e dezembro, a sugestão é curtir os feriados de fim de ano conhecendo Manaus, uma capital cheia de arte, cultura, gastronomia e uma intensa vida noturna.

Em Manaus estão localizados os principais museus da região, além do Teatro Amazonas, maior cartão-postal do estado. Com uma arquitetura herdada dos tempos de belle-époque, a capital se destaca para aqueles que buscam conhecer a história local.

Além de programas culturais, há uma lista extensa e premiada de restaurantes que trabalham a culinária amazônica, experiência imperdível.  A vida noturna da capital também é agitada e cheia de ritmos, com opções para todos os gostos, mas o destaque é para o Largo São Sebastião, reduto da vida boêmia manauara.

 

Para melhor experiência, a Amazonastur recomenda a procura por agentes e serviços turísticos que estejam cadastrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). 

Confira o calendário de feriados:

–       21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval

–       22 de fevereiro (quarta-feira): Cinzas

–       7 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo

–       9 de abril (domingo): Domingo de Páscoa

–       21 de abril (sexta-feira): Tiradentes

–       1° de maio (segunda-feira): Dia do Trabalhador

–       8 de junho (quinta-feira): Corpus Christi

–       5 de setembro (terça-feira): Elevação do Amazonas à categoria de província

–       7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil

–       12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida

–       24 de outubro (terça-feira): Aniversário de Manaus

–       2 de novembro (quinta-feira): Finados

–       15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República

–       20 de novembro (segunda-feira): Consciência Negra

–       25 de dezembro (segunda-feira): Natal

–       8 de dezembro (sexta-feira): Nossa Senhora da Conceição