Governo do Amazonas lança cartilha sobre linhas de crédito emergencial



Publicação é direcionada aos empresários do setor turístico e reúne informações sobre o acesso a oito linhas de crédito financeiro
A cartilha está disponível apenas de forma on-line e pode ser acessada no site da Amazonastur
FOTO: Janailton Falcão/Amazonastur

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) disponibilizou ao trade a partir desta terça-feira (11/08) a cartilha Linhas de Financiamentos. A publicação é direcionada aos empresários do setor turístico e reúne informações sobre o acesso a oito linhas de crédito financeiro oferecidos por agências, instituições e programas estuais e federais. Além do objetivo de cada linha de crédito, a cartilha traz quem pode obtê-las, os limites financiáveis, taxas, prazos e documentações exigidas, entre outras informações. A cartilha está disponível apenas de forma online e pode ser acessada no site da Amazonastur: www.amazonastur.am.gov.br.

Pesquisa realizada pela Amazonastur aponta que 68,67% dos entrevistados – entre eles representantes de agências de turismo e de meios de hospedagem – apontaram que a disponibilização de linhas de financiamento é a medida mais relevante que os governos Estadual e Federal podem adotar para auxiliar o trade turístico durante esse momento de crise por conta da pandemia do novo coronavírus. O levantamento foi aferido durante a Sondagem Ambiente de Negócios do Turismo para Recuperação Pós Covid-19 realizada em abril deste ano.

“A Amazonastur teve essa iniciativa em decorrência das perdas no Turismo causada pela Covid-19. Para socorrer o setor que padece da ausência do turista, e necessariamente precisa manter seus negócios em dia, e ainda, por muitas vezes o empresário não sabe onde está o socorro financeiro, a diretoria de Negócios & Eventos da empresa listou os financiamentos disponíveis e compilou nessa cartilha para facilitar ao empresário do turismo o acesso ao crédito e a ajuda emergencial para seus negócios”, explica a diretora da Amazonastur, Cléia Viana.

Uma das opções apresentadas na cartilha é a linha de financiamento Crédito Emergencial com orçamento de R$ 90 milhões disponibilizada pelo Governo do Amazonas por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). Esse apoio financeiro é destinado a capital de giro para custear as principais despesas e custos operacionais, como folha de pagamento, aluguel, contas de consumo e manutenção das atividades produtivas em geral.

As propostas serão aceitas pela Afeam até o mês de novembro deste ano e a liberação do recursos será realizada até dezembro. A linha de financiamento, disponível exclusivamente pelo site da Afeam (www.afeam.am.gov.br), possui taxas que vão até 9,6% ao ano e prazos flexíveis, com carência de 180 dias para iniciar os pagamentos.

Na publicação, a Amazonastur destaca, ainda, as informações para acesso ao crédito de programas do Governo Federal como o Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e do Fampe (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas).

Fampe – De acordo com pesquisas do Sebrae, uma das principais dificuldades apontadas para o acesso a um financiamento bancário por empresas de pequeno porte é a falta de garantias. O Fampe é um Fundo de Aval, constituído pelo Sebrae, para complementar garantias nas operações de crédito contratadas pelos pequenos negócios junto às instituições financeiras conveniadas. Assim, o Sebrae entra como uma avalista por meio do Fampe para ajudar os pequenos negócios a acessar empréstimos e financiamentos.

Pronampe – As operações de crédito realizadas por meio do Pronampe poderão ser utilizadas para investimentos como adquirir máquinas e equipamentos, realizar reformas e/ou para despesas operacionais como salário dos funcionários, pagamento de contas como água, luz, aluguel, compra de matérias primas, mercadorias, entre outras. O prazo máximo de pagamento das operações contratadas no âmbito do programa é de 36 meses.
Outros – Na publicação há, também, duas opções disponibilizadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES): Automático Emergencial e Urbano Capital de Giro.

Há, ainda, a opção de acesso ao Fundo Geral do Turismo (Fungetur) do Ministério do Turismo ao Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (Peac) e ao Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) do Banco da Amazônia (Basa).

Ascom Amazonastur:
+55 92 2101-8176
ascom@amazonastur.am.gov.br