Governo do Amazonas realiza ação integrada para redução da informalidade no turismo

Foto: Tácio Melo/Amazonastur

Mais de 100 abordagens foram realizadas durante a ação integrada promovida pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em parceria com a Polícia Turística da Polícia Militar (Politur) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), nesta sexta-feira (03/03).

A ação de ordenamento e fiscalização em embarcações e prestadores de serviços turísticos na região da Balsa Amarela, no Centro da capital, é uma estratégia do Governo do Estado para a promoção do turismo seguro para visitantes do Amazonas. Na atividade, cerca de 80 turistas receberam orientações, enquanto a abordagem alcançou aproximadamente 20 empresas e agentes de turismo.

Conforme o presidente da Amazonastur, aumentar a formalização dos trabalhadores do turismo é o maior objetivo da ação. A sensibilização busca inserir as empresas no Cadastur, o cadastro de pessoas físicas e jurídicas do Ministério do Turismo (MTur) que atuam no setor, além do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e ao manuseio de animais silvestres.

“A gente vem trabalhando a sensibilização, vem trabalhando regularização, ordenamento, para que justamente o nosso segmento seja o mais legalizado possível, desde o guia de turismo, as embarcações, as agências de viagem, aquelas pessoas que vendem aqui nos pacotes turísticos”, reforçou.

Esta é a quarta ação integrada com a participação da Amazonastur e parceiros. “A Amazonastur em mais uma agenda vem trabalhando com os órgãos parceiros para regularizar, ordenar o nosso destino Amazonas”, disse o presidente.

Os fiscais da Agência Reguladora planejam outras ações conjuntas, conforme adiantou o diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior. “Nos próximos meses iremos realizar outras ações nesse sentido, para garantir a segurança também desse importante segmento do nosso transporte que é o transporte turístico”, informou.

Foto: Tácio Melo/Amazonastur

Cadastur

O Cadastur é uma iniciativa do Ministério do Turismo, realizada em parceria com os estados e que busca reduzir a informalidade na área. O principal objetivo é promover a formalização e sensibilização dos fornecedores de serviços turísticos.

Empresas cadastradas no Cadastur contam com um importante certificado que serve para aproximar as empresas e turistas, encurtando a distância e aumentando a confiança de pessoas que estão longe dos destinos turísticos, mas interessados em viver experiências de qualidade.