M/S Volendam atraca em Manaus com quase 2 mil turistas

Os turistas, em grande maioria norte-americana, saíram para os passeios na capital – Foto: Janailton Falcão
O segundo navio cruzeiro da Temporada 2019/2020, o M/S Volendam, atracou, por volta das 11h deste domingo (1º/12), no Porto de Manaus, zona sul, com 1.955 turistas, entre tripulantes e passageiros. A embarcação de origem holandesa é o primeiro dos quatro navios de cruzeiro previstos para passar pelo Amazonas durante o mês de dezembro.

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) ofereceu um pocket show de boi-bumbá com as toadas de Caprichoso e Garantido para recepcionar os visitantes, em grande maioria de norte-americanos e canadenses. Técnicos da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) também participaram do receptivo, no qual distribuíram brindes regionais e material promocional sobre os atrativos turísticos da capital.

Para o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Amazonas (SGTA), Ananias dos Santos, o aumento no número de turistas de cruzeiro (20 mil) e de embarcações (16) durante a atual temporada já aponta para o crescimento do turismo amazonense.

“O turismo está melhorando, caminhando no estado. Isso é bom para Manaus, que recebe esses cruzeiristas que vêm nos ver, nos conhecer, conhecer a nossa cultura. Acredito que vai crescer ainda mais”, frisou o guia de turismo.

A canadense Linda Lee veio pela primeira vez ao Amazonas e se encantou com a fauna e a flora da Amazônia, sobretudo por imergir na floresta, durante passeio na comunidade parintinense Serra de Parintins, região fronteiriça entre o Amazonas e Pará, ponto de parada dos cruzeiros ao adentrar no estado amazonense.
“Estamos num roteiro que deu a volta pela América do Sul. Vimos o boto cor de rosa, a magnitude do Encontro das Águas. Estamos animados para ir para dentro do mato, ver de perto tudo o que tem aqui nesse lindo estado, araras, macacos, as plantas. Mas quero muito conhecer a cidade, andar por aqui”, comentou a turista canadense.
Volendam
Nesta segunda-feira (2/12), por volta das 9h, o comando do navio vai receber a placa de boas vindas, uma vez que é a primeira vez que o cruzeiro Volendam atraca na capital amazonense. O navio, que partiu de Fort Lauderlale, na Flórida (EUA), passou no último sábado (30/11) pela Serra de Parintins, conhecida como Boca da Valéria, e que recebe os cruzeiristas há mais de 50 anos e que chama atenção pela beleza natural que encanta os visitantes. Assim que deixar a capital, o M/S Volendam navega com destino a Parintins, onde aportará no dia 3 de dezembro.
O próximo navio a atracar em Manaus será o M/S Insignia, com aproximadamente mil turistas, na próxima quarta-feira (4/12), às 9h.