No Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo, Amazonas discute avanços no setor

Foto: Geizyara Brandão/Amazonastur

O desenvolvimento do turismo nacional e internacional foi tema da 18ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada nesta terça-feira (04/04), em São Paulo. A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) tem cadeira no Fórum e participou da discussão dos avanços no setor.

A agenda integra a programação da feira World Travel Marketing Latin America (WTM) na capital paulista. Especialistas em Turismo, representantes da Embratur, secretários de estado e líderes de diversos segmentos turísticos participaram da reunião.

Na ocasião, o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, os demais estados e a Fornatur assinaram o termo de parceria do Programa Voar Mais com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

O programa tem o objetivo de recuperar a malha aérea e as viagens, levando influenciadores e operadores de turismo para conhecer os potenciais e as belezas de cada estado, segundo Sampaio.

“A gente vai apresentar o plano de trabalho, com a programação da Amazonastur para o ano, para que a gente possa planejar e estruturar o uso eficiente dessas passagens”, explicou o presidente.

Foto: Geizyara Brandão/Amazonastur

Painéis

Na Fornatur, especialistas de turismo realizaram diversas palestras sobre o desenvolvimento do setor.

A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, apresentou os mercados prioritários e as ações promocionais da Embratur para 2023.

O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), também teve um painel. O presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrapre), Doreni Caramori, mostrou a importância e os resultados colhidos com o programa federal.

“Um a cada seis contratações do ano passado vieram do setor de eventos”, pontuou Caramori.

A presidente da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), Vanessa Costa, e a presidente Executiva do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Carolina Negri, apresentaram as novidades e a relevância do setor de parques e atrações para o turismo nacional.

O head Internacional da Gol Linhas aéreas, Luiz Teixeira, mostrou aos secretários e dirigentes de turismo as ações de apoio à comercialização do Brasil no mercado internacional, incluindo programa de capacitação para atrair turistas internacionais.

Um destaque da reunião veio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A especialista em turismo, Juliana Bettini, apresentou aos estados o rol de projetos com foco no turismo e sustentabilidade, que a instituição apoia.

Cadastur

O Amazonas foi escolhido pelo Ministério do Turismo como case de sucesso no avanço da cobertura do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A Amazonastur passou a integrar o Comitê Consultivo do Cadastur (CCCad), que se reuniu nesta terça-feira (04/04), durante a WTM em São Paulo.

“O Cadastur serve, inclusive, como critério para programas de governo no Amazonas. Em 2022, fechamos o ano com 1.870 prestadores regularizados, atualmente estamos com 2.129. Um aumento de 13,85% e queremos avançar mais”, finalizou Sampaio.