O artesanato é um pequeno pedaço da experiência no Amazonas, diz artesã

Foto: Tácio Melo/Amazonastur

Mãos que criam, arte que transforma a vida de mulheres. O Governo do Amazonas e a Empresa Estadual do Turismo (Amazonastur) apresentam, nesta última reportagem em homenagem ao mês da mulher, intitulada “Turismanas”, a história da artesã Rita Brasil, mais conhecida como Rita Prossi. A amazonense se junta a mulheres que encantam os turistas com o artesanato local.

Da comunidade do Paraná da Eva, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), Rita Brasil, seu nome de batismo, nasceu artista e viu nas natureza e nas habilidades manuais de corte e costura da mãe, as grandes inspirações para desenvolver a marca de biojóias da Amazônia “Rita Prossi”.

“Ela criava nossos modelos de roupa conforme o nosso corpo e a nossa personalidade, isso foi uma grande influência para mim. Além disso ela contava as histórias das lendas amazônicas. Ela é a minha grande inspiração como mulher”, relembrou a artesã.

As mulheres são maioria no artesanato amazonense. Dos 6.268 artesãos cadastrados no sistema da Carteira Nacional do Artesão, 75% são mulheres, conforme dados da Secretaria Executiva do Trabalho Empreendedorismo (Setemp).

Para Rita, o artesanato é um pequeno pedaço da experiência no Amazonas que os turistas fazem questão de levar.

“O artesanato é um peça primordial no turismo do Amazonas, porque quando o europeu ou o americano, ou de qualquer outra nacionalidade, vem ao Brasil ou ao Amazonas ele quer levar alguma coisa daqui, uma simbologia amazônica, um souvenir. Ele quer levar algo da nossa região”, pontuou.

As mulheres que trabalham com artesanato sustentam uma grande cadeia produtiva, segundo Rita. Somente para a marca da artesã, direta e indiretamente, aproximadamente 100 pessoas estão envolvidas na produção.

“Eu acredito que o artesanato é como uma grande vitrine para o mundo através do turismo. Ele impacta várias famílias, é responsável pela sustentabilidade de vários povos indígenas, ribeirinhas e da capital também”, explicou.

Reconhecimento

Com o seu trabalho conhecido por turistas do mundo todo, Rita já teve a oportunidade de entregar peças para o atual rei da Inglaterra, Carlos III, a rainha consorte Camilla Parker Bowles, além da rainha Silvia, da Suécia.

“Tivemos também a oportunidade das nossas peças serem levadas para sete países importantes, como as que foram para o príncipe de Mônaco (Alberto II), para o governador da Califórnia na época, Arnold Schwarzenegger, Papa Bento XVI, tenho uma peça em exposição no Museu do Índio (Museu Nacional do Índio Americano – George Gustav Heye Center em Nova York) , em Nova York, levada em 2010”, relembrou orgulhosa.

Turismanas

Neste mês da mulher, a série de quatro reportagens, “Turismanas”, homenageou mulheres que promovem direta e indiretamente o turismo amazonense. O projeto também foi acompanhado por publicações nas redes sociais que contaram a trajetória e o envolvimento das personagens.