Operadores do trade do Alto Solimões conhecem linhas de financiamento para fomentar o setor na ‘Caravana do Turismo’

Aproximadamente 60 operadores de turismo dos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, na região do Alto Solimões, participaram da “Caravana do Turismo”, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), durante a edição do programa “Amazonas Presente”, na cidade tabatinguense, na última quarta-feira (28/08).

De acordo com o assessor técnico de Negócios e Eventos da Amazonastur, Alex Azêdo, a caravana contou com o apoio do Banco da Amazônia (Basa), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os técnicos apresentaram as linhas de créditos e financiamentos aos operadores do trade do Alto Solimões. “Os recursos disponíveis nessa ação vão desde o financiamento de imóveis, maquinário, veículos até capital de giro para investimentos no turismo na região fronteiriça”, frisou o assessor.

A analista negocial do Basa, Luciene Glória, indicou aos operadores os recursos Fundo Constitucional do Norte (FNO) destinados a fomentar a atividade econômica na região para os setores primário, secundário e terciário. “Outra modalidade também que apresentamos aos empreendedores foi o crédito comercial, que é um recurso próprio. Essa ação é de extrema importância para o Basa, pois é do interesse da instituição financiar atividades estratégicas para o desenvolvimento da região”, comentou a analista.

Para a assessora especial da Área de Cultura e Turismo de Tabatinga, Edilomária Duarte, a “Caravana do Turismo” é estratégica, sobretudo para o fomento do turismo na região fronteiriça do Brasil. “A caravana impulsiona o desenvolvimento dos segmentos turísticos de Tabatinga, pois tende a ser fator qualitativo ao atendimento turístico na Tríplice Fronteira (Letícia-Colômbia, Santa Rosa-Peru) e aos turistas domésticos que vêm a Tabatinga”, disse Edilomária.

O encontro com os operadores do trade ocorreu no auditório da escola José Carlos Mestrinho, em Tabatinga.

Programa

O “Amazonas Presente” foi lançado no final de maio pelo governador Wilson Lima, com a proposta de levar para mais próximo da população do interior os serviços oferecidos pelas secretarias estaduais. A primeira edição da iniciativa atendeu aos municípios de Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Barreirinha, no Baixo Amazonas.

Nesta edição, a iniciativa atenderá moradores de Tabatinga – que servirá de polo das atividades e onde será instalado gabinete temporário do Governo do Estado –, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença e Benjamin Constant, todos na Calha do Alto Solimões, até esta quinta-feira (29/08).