Parintins 2022: currais dos bois garantido e caprichoso são opções turísticas para visitantes

Foto: Janailton Falcão

As preparações para o 55° Festival Folclórico de Parintins, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de junho, estão a todo vapor. Pensando em todos os turistas que viajarão para a Ilha Tupinambarana, a Amazonastur preparou uma série de matérias especiais que irão mostrar os melhores atrativos turísticos da cidade de Parintins.

A primeira parada são os currais dos bois bumbás. Os bois Garantido e Caprichoso são as grandes celebridades da cidade e o turista pode visitar as casas dos bois, locais onde nascem toda a magia e reduto das torcidas vermelha e azul. Conhecidos como currais, cada boi tem seu próprio e neles são sediadas apresentações, ensaio e criação de fantasias e alegorias, além disso, os espaços possuem museus.

Foto: Janailton Falcão

Curral Zeca Xibelão – Casa do boi Caprichoso, fica localizado no centro de Parintins. Seu nome é uma homenagem a José Monteiro, brincante do caprichoso que foi o primeiro tuxaua do boi azul e preto. No espetáculo, os Tuxauas são a representação do chefe ou liderança de uma tribo. Mesmo católico, Zeca Xibelão foi um dos primeiros brincantes a incorporar a cultura indígena à brincadeira do boi. Por esse motivo e por sua paixão pelo boi da estrela, o curral do boi caprichoso leva seu nome.

Logo na entrada o visitante já é recebido por uma escultura do boi negro, sendo imediatamente transportado para o fantástico mundo azul e branco do boi Caprichoso. Com espaço de sobra para acomodar seus visitantes e com um grandioso palco, o curral foi reinaugurado em 2021, após passar por uma revitalização. 

Foto: Janailton Falcão

O curral conta ainda com o Museu do Caprichoso, espaço onde é possível conhecer um pouco da história do boi por meio de fotos e exposições que formam uma linha do tempo que passa pela criação do bumbá, pelo crescimento e estruturação do Festival Folclórico de Parintins nos anos 80 e 90 até os dias atuais, que consagra o boi caprichoso como parte de um dos maiores espetáculos a céu aberto do mundo.

Cidade Garantido – O curral do boi vermelho e branco fica dentro de um complexo arquitetônico chamado Cidade Garantido, esse complexo abriga toda a estrutura de galpões, diretoria, curral e demais áreas administrativas do boi. Localizada na tradicional Baixa do São José, área do município que é conhecida como o berço do boi vermelho e branco, a Cidade Garantido é o reduto dos torcedores encarnados. 

O curral do boi fica logo na entrada e conta com um enorme palco todo ornamentado com bandeirolas vermelhas e brancas, possui também um amplo espaço que recebe brincantes e visitantes para as diversas festividades e ensaios que ali ocorrem. O complexo conta ainda com uma sala de troféus, que ilustra a história das vitórias do boi garantido, nesta sala encontram-se verdadeiras relíquias como troféus datados dos anos 60. Em frente à sala de troféus é possível ver um busto de bronze de Lindolfo Monteverde, fundador do boi garantido.

Foto: Janailton Falcão

Uma dica extra é visitar os fundos do complexo, pois a cidade Garantido está localizada às margens do rio Amazonas e logo atrás do palco principal uma vista espetacular do rio surpreende os visitantes.

Quando for a Parintins, não deixe de conhecer os currais que são os berços dos bumbás. Vem viver a experiência Amazonas, aqui tem tudo!