Parintins além do Festival: Conheça a Comunidade do Maranhão

FOTO: Janailton Falcão/Amazonastur

Além do incrível Festival Folclórico e dos encantos da cidade, Parintins guarda belezas naturais de tirar o fôlego e refúgios paradisíacos. Pensando em todos aqueles que desejam desbravar tudo que a terra dos bois-bumbás tem a oferecer, a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) reuniu todas as informações que o viajante precisa para viver a experiência que é conhecer a Comunidade do Maranhão, um dos mais belos locais de Parintins.

Enquanto a ilha tupinambarana é banhada pelo imponente rio Amazonas, de águas barrentas e fortes correntezas, a Comunidade do Maranhão localiza-se às margens do Rio Uaicurapá, de águas escuras e tranquilas, ideal para o banho e para refrescar o calor do verão, principalmente, em junho.

FOTO: Janailton Falcão/Amazonastur

A comunidade faz parte da zona rural de Parintins, conta com cerca de 800 moradores, e é uma excelente opção para os visitantes que querem curtir o festival durante a noite, mas não abrem mão de aproveitar o dia próximo à natureza. Além do Maranhão possuir atrativos naturais deslumbrantes.

Chegando a comunidade, o visitante é recebido na escadaria que leva até o ponto mais alto da vila, árvores frutíferas típicas da região enfeitam as charmosas ruas de barro e o rio Uaicurapá é um espelho d’água que reflete o forte sol amazonense, formando uma paisagem de tirar o fôlego.

FOTO: Janailton Falcão/Amazonastur

A sugestão de roteiro da Amazonastur para os turistas é almoçar no restaurante da Peta, conhecido por sua deliciosa galinha caipira e seu saboroso pato no tucupi. Depois caminhar até o bar da loira, charmoso estabelecimento que fica localizado entre imensas árvores centenárias e possui vista para um braço do rio.

A próxima parada é visitar a Associação de Produtores do Maranhão (Aspromar), local onde os artesãos expõem e vendem seus trabalhos, sendo perfeito para comprar lindos souvenirs de madeira com artes que remetem às belezas amazonenses. Para finalizar o dia, a pedida é uma caminhada até o deck da comunidade para tomar um delicioso banho de rio e apreciar o pôr-do-sol alaranjado que invade os céus.

FOTO: Janailton Falcão/Amazonastur

O acesso à Comunidade do Maranhão é feito somente por via fluvial em lanchas rápidas que saem da Marina Menina, em Parintins, o trajeto dura aproximadamente 30 minutos, ideal para quem quer fazer o famoso “bate e volta”. Para alugar uma lancha ou combinar o passeio, o visitante deve entrar em contato com o número (92) 99505-7634 e marcar o horário da saída e retorno.