Pesquisa da Amazonastur avalia percepção e perfil de turistas e população durante Festival de Parintins

Ação tem como objetivo melhorar o desenvolvimento da atividade turística no município

Foto: Janailton Falcão

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) está realizando duas pesquisas com turistas e população de Parintins durante a semana do 55º Festival Folclórico, que promete ser o maior de todos os tempos. A ação tem a finalidade de avaliar o perfil dos turistas e percepção da população para auxiliar no desenvolvimento das atividades turísticas na localidade.

Ao todo, 20 profissionais estão atuando em diversas áreas da Ilha Tupinambarana, como Praça da Catedral, Porto, Praça Digital e Turistódromo para alcançar o maior número de pessoas.

“As duas pesquisas têm o objetivo de gerar políticas públicas para o desenvolvimento do município, o desenvolvimento econômico, para geração de emprego”, afirmou Francisco Alves, chefe do Departamento de Estatística da Amazonastur.

A pesquisadora Angélica Brandão conta que tanto turistas quanto a população têm sido solícitos em relação à pesquisa. “A gente tem atuado desde terça-feira (21/06) e eu estou gostando muito do que estou fazendo, essa nova experiência”, disse.

Foto: Janailton Falcão

Os turistas da ilha da magia respondem um questionário socioeconômico que tem o objetivo de identificar o perfil, índices econômicos, hábitos de consumo, e a avaliação de itens de infraestrutura, serviços e produtos turísticos. Já a população parintinense responde um questionário sobre a atividade turística no município e também sobre a infraestrutura disponível. 

Aqueles que quiserem responder às pesquisas voluntariamente no Turistódromo, localizado na praça da Catedral de Parintins, podem ganhar um copo personalizado com as cores azul e vermelha do Festival Folclórico, assim como uma ventarola para aliviar o calor parintintin.

A previsão é que os primeiros dados parciais sejam obtidos, segundo o chefe do Departamento de Estatística da Amazonastur. “Dados finais demoram sempre mais um pouquinho, a gente tem que analisar as diversas fontes para, inclusive, estimar o volume de turistas que efetivamente veio a Parintins”, ressaltou.