Três destinos para aproveitar o feriado prolongado de Tiradentes

Lagoa Azul em Presidente Figueiredo (Foto: Judeilson Trindade/Divulgação )

Aproveitar uma viagem bate e volta no feriado prolongado de Tiradentes (21 a 23/04) é a dica da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), para este mês de abril. Os municípios de Rio Preto da Eva, Novo Airão e Presidente Figueiredo, na região metropolitana de Manaus, oferecem atrativos turísticos para todos os gostos e bolsos.

Pegar a estrada e curtir o feriado é incrível. Imagina quando o visitante não precisa dirigir? Os destinos indicados contam com transporte intermunicipal que cabem no orçamento. Com passagens onde o trecho custa entre R$19,40 e R$67,95 é possível conhecer cachoeiras, praias e desfrutar da culinária com sabores únicos num roteiro de bate e volta, saindo do Terminal Rodoviário de Manaus, no bairro Flores.

Rio Preto da Eva

Em Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), a opção é se refrescar no Balneário Municipal Recanto do Buriti, logo após a rotatória na entrada do município. O espaço conta com quiosques de restaurantes com comidas tipicamente amazônicas, como o saboroso tambaqui assado na brasa, cafés regionais, sucos de frutas e outros. A entrada é gratuita e o visitante paga somente a consumação.

Outra opção é conhecer o balneário Três Irmãos, um dos mais conhecidos do município. O local dispõe de hospedagem, restaurante, playground para crianças e estacionamento. Aberto todos os dias, das 08h às 18h, está localizado na estrada Alto Rio, na comunidade Água Branca, no quilômetro 11. A entrada é gratuita e o visitante paga somente a consumação. Outras informações podem ser obtidas pelos contatos: (92) 99532-7224 e 99113-7842, além das redes sociais @balneario3irmaos.

Balneário Rio Preto da Eva (Foto: Larissa Holanda/Amazonastur)

Presidente Figueiredo

Na terra das cachoeiras, em Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus), a dica é aproveitar a Cachoeira da Neblina, no quilômetro 51 da rodovia estadual AM 240, sentido Balbina.

A cachoeira leva esse nome em função da queda d’água de 22 metros e tem acesso por uma trilha de dificuldade média de seis quilômetros. O local fica aberto todos os dias da semana, com funcionamento das 8h às 16h. A entrada custa R$ 10, por pessoa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 99626-4614.

As lagoas de Figueiredo estão cada vez mais famosas. Uma alternativa é a Lagoa Paraíso Azul, no ramal do Adelmo, na comunidade Boa Esperança, localizada no quilômetro 120 da BR 174. Ao fim da trilha de 200 metros você pode se refrescar nas águas com belos tons de azul e cerca de 2,5 metros de profundidade. O local cobra R$10 a entrada, por pessoa, fica aberto durante toda a semana e recebe visitantes de 8h às 16h. Outras informações podem ser obtidas pelo contato (92) 98801-8529.

Novo Airão (Foto: Diego Peres/SECOM)

Novo Airão

A última parada do roteiro da Amazonastur para um bate e volta é o município de Novo Airão (distante 115 quilômetros de Manaus) a saída do Terminal Rodoviário acontece bem cedo, às 6h15, para que o visitante possa aproveitar todas as belezas naturais e culinária do município. Com mais de 400 ilhas, Anavilhanas é o local perfeito para se conectar com a natureza. Novo Airão ainda conta com centenas de lagos, rios afluentes e igarapés – todos ricos em espécies de vegetais e animais.

Uma das atrações culturais do município é a Fundação Almerinda Malaquias que se destaca na produção de artesanato em madeira e fibras naturais de forma criativa e sofisticada. A fundação já recebeu prêmios nacionais e internacionais pela qualidade de seus materiais e pela gestão de sua instituição. O local fica na rua Ajuricaba, 128. Para mais informações só entrar em contato pelo número (92) 3365-1000 e contato@fundacaoalmerindamalaquias.org.br.

Além das dicas apresentadas, os municípios contam com a Central de Atendimento ao Turista (CAT), onde o visitante pode receber a indicação de guias de turismo e empresas regularizadas para realizar passeios, além de sugestões de roteiros personalizados. Para saber mais acesse cadastur.turismo.gov.br/

Saída

Rio Preto – Todos os dias: 06h, 10h30, 14h e 19h