Turismo de Natureza é tema da iniciativa Rotas Amazônicas Integradas

Foto: Tácio Melo/Amazonastur

A iniciativa Rotas Amazônicas Integradas (RAI), que reúne todos os estados da Região Norte na promoção do turismo, lançou, nesta terça-feira (09/05), o novo tema: “Turismo de Natureza”. O anúncio foi realizado pelo presidente da Empresa Estadual do Turismo (Amazonastur), Gustavo Sampaio, que também lidera a RAI.

Participam da RAI os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. Juntos, as unidades da federação pleiteiam recursos e programas de governo voltados para o turismo na esfera federal.

A declaração do novo tema aconteceu durante o lançamento da ferramenta “Amazonas to go”, que oferta informações rápidas, fáceis e seguras sobre locais para comer, se hospedar e contatos de guias credenciados, através do aplicativo de mensagens WhatsApp. O lançamento faz parte das comemorações de 20 anos da Amazonastur.

“A gente teve a honra de ter aqui no evento secretários de Rondônia, de Roraima e a superintendente do Tocantins. O que demonstra nossa união para fazer o Norte cada vez mais forte. É um movimento de promoção da Região Norte, que a gente articula junto com o Ministério do Turismo estratégias de promoção. E, hoje, o Amazonas é o estado que preside a RAI e coordena essa estrutura”, explicou Gustavo Sampaio.

O presidente ainda apresentou aos secretários dos estados de Roraima, Bruto Dantas, Rondônia, Gilvan Pereira Jr, e a superintendente de turismo do Tocantins, Fernanda Castro, o Teatro Amazonas, um dos cartões postais do estado.

O tema anterior intensificado pela organização foi o etnoturismo. A união dos estados em prol do turismo, por meio da RAI, acontece desde 2021.

“Acredito que, como líderes do turismo, devemos sempre buscar novas oportunidades para promover nossos estados e compartilhar experiências. Foi de grande satisfação poder mostrar um pouco da nossa cultura e trocar ideias sobre projetos no turismo”, finalizou o presidente.