Turismo de pesca é segmento forte e Barcelos um dos principais destinos

57% dos empresários do turismo local apontam o segmento como o mais forte do momento
Grupo Florianópolis (SC) desembarcou em Manaus e seguiu para Barcelos.
Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

Apontado por 57% dos empresários do turismo local como o segmento mais forte do momento no Amazonas, a pesca esportiva tem atraído turistas brasileiros e internacionais ao estado, em especial para o município de Barcelos. Para receber melhor os visitantes, o terminal de passageiros do aeroporto da cidade será reformado logo após o 1º turno das eleições, conforme anunciou o governador do Amazonas, Wilson Lima, na última sexta-feira (30/10).

A percentual de turistas que apontam a pesca esportiva como o mais forte foi aferido pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), por meio da 2ª Pesquisa Ambientes de Negócios realizada em julho deste ano.

Ari Rosa, natural de Florianópolis (SC), desembarcou em Manaus pela quarta vez na semana passada para praticar a pesca esportiva. Ele visitou outros municípios do estado, mas desta vez retorna a Barcelos. “O que nos faz voltar a Barcelos? A recepção do povo, a qualidade do atendimento dos barcos e, também o tamanho dos peixes, lógico. Venho de uma ilha que tem um monte de peixes que é Florianópolis para pescar no rio”, destaca Ari.

Ari chegou ao estado com um grupo de praticantes do turismo de pesca. O objetivo deles não é comércio ou consumo, mas fisgar os peixes por prazer e, depois, devolvê-los a natureza. Murilo Veiga também integra o grupo e, ao desembarcar do Amazonas, estava ansioso para chegar a Barcelos. “A expectativa é praticar a pesca esportiva que é a principal atividade de um pescador. Pescar e devolver”, ressalta.

Pesca Esportiva gera uma receita estimada de mais de R$ 80 milhões para o Estado.
Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

Em setembro, no lançamento do programa de retomada do turismo Amazone-se, Wilson Lima também anunciou a abertura da Temporada de Pesca Esportiva da Calha do Rio Negro, que gera uma receita estimada de mais de R$ 80 milhões para o Estado, segundo cálculo da Amazonastur. Barcelos está localizado, junto com Santa Isabel, no Polo do Turismo do Alto Rio Negro.

O Amazone-se, além de obras de infraestrutura capital e interior, como a reforma do terminal de passageiros de Barcelos, reúne uma ações de promoção do Amazonas como estado seguro para turistas, suporte ao empresariado e ordenamento do setor. Saiba mais em: www.amazonastur.am.gov.br.

Ascom Amazonastur:
+55 92 2101-8176
ascom@amazonastur.am.gov.br