Turismo de sol e praia e gastronomia são destaques da 4° Salão de Turismo Amazonas

Oferecer uma experiência turística no Amazonas por meio da promoção de sol e praia e gastronomia. Essa é proposta do 4° Salão de Turismo Amazonas, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM).

O evento será nos dias 21 e 22 de dezembro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, com cursos, palestras, workshops, mesa redonda e aula show. O endereço eletrônico para inscrições e a lista completa da programação serão divulgados nesta semana.

Além disso, haverá um espaço gastronômico, de artesanato, stands com os municípios que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro e representantes do trade turístico para exposição do potencial turístico do Amazonas. Os trinta municípios amazonenses que estão no mapa foram convidados.

“O Salão Amazonense de Turismo é mais uma ação do Governo Amazonino Mendes para fortalecer a interiorização do turismo no Amazonas. É uma oportunidade para debates, troca de experiências e promoção de todos os segmentos turísticos, principalmente de gastronomia e de sol e praia, visando o desenvolvimento do setor.”, ressaltou Orsine Junior, presidente da Amazonastur.

Marca da gastronomia do Amazonas – Durante o evento, será lançada a marca que será o símbolo gastronomia amazonense. De acordo com o presidente Orsine Junior, um dos destaques do Salão é a criação dessa grife para o Amazonas, uma marca que vem para patentear o peixe na brasa, que é um ícone da culinária no Estado e só é servido aqui com o modo de preparo tipicamente amazonense.

“O Amazonas tem uma diversidade de peixes com sabor único e que servimos assado na brasa, um verdadeiro churrasco de peixe que não existe em nenhum lugar do mundo. Então temos que registrar esse patrimônio da nossa culinária regional para que ele seja nossa identidade gastronômica”, afirmou.

Para a presidente do Conselho de Administração da Abrasel-AM, Zeina Russo, a iniciativa é muito importante para o segmento. “Não existe gastronomia sem turismo e vice e versa, por isso nós estamos honrados com a oportunidade de nossos chefes criarem uma grife para os peixes da Amazônia. A gastronomia do Amazonas precisa ser elevada a um nível superior e esse é o ponta pé inicial que estamos dando, por meio do Governo do Estado, que teve a ideia deixar esse legado para nós.”, declarou.

Outros segmentos – Além da gastronomia, sol e praia, outros segmentos turísticos como, Pesca Esportiva, Hotel de Selva, Eventos, Etnoturismo, Turismo Comunitário entre outras áreas também terão espaço no 4° Salão de Turismo Amazonas, mostrando o crescimento do setor no ano e fomentando os principais atrativos que fazem do Estado o destino verde do Brasil.