‘Turismo em Movimento’ leva orientação a prestadores de serviços turísticos de municípios do sul do AM

Foto: Janailton Falcão

Com o objetivo de viabilizar formas para que empresários possam potencializar suas atividades turísticas, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), com o apoio da Prefeitura Municipal e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas do Amazonas (Sebrae/AM), realiza, nesta terça (23/11) e na quarta-feira (24/11), uma edição do “Turismo em Movimento” no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus).

Nesta edição do evento, a programação também tem como foco os municípios do entorno de Humaitá, como as cidades de Apuí, Novo Aripuanã, Lábrea, Tapauá, Canutama, Manicoré, Borba e Boca do Acre. As atividades ocorrerão no Salão Dom José da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, situada na rua Marechal Deodoro, Centro Histórico de Humaitá.

O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, destaca que o “Turismo em Movimento” faz parte da estratégia do Governo do Estado para fomentar o setor nos municípios do interior do estado, além de incentivar o desenvolvimento econômico e social das regiões.

“É uma ação estratégica da Amazonastur para fortalecer a retomada do turismo no estado com novos roteiros, novas parcerias, até mesmo com informações atualizadas de como fazer o turismo acontecer nesse novo momento em que vivemos. Essa ação demonstra o interesse do Governo do Amazonas em apoiar essa atividade tão importante economicamente para o nosso estado e para todas as famílias que vivem dessa cadeia que o turismo movimenta”, disse Litaiff.

Durante o evento, os participantes terão diversos atendimentos, como o de orientações mercadológicas, gestão, formalização empresarial, financiamentos e licenciamentos, por meio de consultores da Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Foto: Janailton Falcão

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) também participarão com orientação sobre licenciamento ambiental e Auto de Vistoria (AVCB), utilizados para a legalização das empresas. O evento também possui a participação da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Cadastur – O Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur atuará com atendimento técnico quanto à regularização dos prestadores que desenvolvem atividade turística, orientação sobre formalização, novo acesso ao Cadastur, cadastros iniciais e renovação de cadastro, divulgação da campanha “Alô Turista” e dos protocolos de biossegurança.

A programação também contempla a Sessão de Negócios, que tem o objetivo de aproximar os operadores para que possam negociar potencialidades, parcerias de mercado e comerciais. Ao todo, seis grandes operadores de serviços turísticos de Manaus estarão em contato com operadores dos municípios participantes.

Programação – Na terça-feira (23/11), a programação ocorrerá das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h, com Atendimento Cadastur e orientação empresarial para financiamentos e regularização. A partir das 18h do mesmo dia, ocorre orientação para a Sessão de Negócios que ocorrerá no próximo dia.

Na quarta (24/11), das 9h ao meio-dia e das 14h às 18h, ocorre o Atendimento Cadastur, e das 13h às 17h, a Sessão de Negócios. Além da programação do evento, um dia antes e um dia após a programação, o corpo técnico da Amazonastur realizará visitas técnicas em atrativos turísticos da cidade.