‘Turismo em Movimento’ preparou operadores de Parintins para o Festival

Evento gerou uma expectativa de R$ 375 mil em negócios para a cidade

FOTOS: Janailton Falcão

Visando promover o ordenamento do setor turístico e preparar os operadores turísticos para o Festival Folclórico em junho, Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) recebeu a segunda edição de 2022 do “Turismo em Movimento”, gerando uma expectativa de R$ 375 mil em negócios para a cidade. A ação foi realizada pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM) e a Prefeitura Municipal.

A ação ocorreu no Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo, e contou com os diversos parceiros como a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e a Comissão de Turismo de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

“O ‘Turismo em Movimento’, que aconteceu na cidade de Parintins, possibilitou que o trade turístico fosse capacitado e orientado para receber o maior festival de todos os tempos”, disse Emmanuelle Pampolha, diretora de desenvolvimento e turismo da Amazonastur. O evento foi realizado na última semana.

A ação promoveu ainda o cadastro de prestadores de serviços turísticos na plataforma do Ministério do Turismo, o Cadastur, e orientação empresarial por meio da Sessão de Negócios. Além do trade turístico de Parintins, estiveram também presentes na ação representantes do setor e empresários do ramo de turismo de Boa Vista do Ramos, município próximo de Parintins, situado a 271 quilômetros da capital.

FOTOS: Janailton Falcão

“Nós realmente precisávamos desse impulso na cadeia produtiva do turismo para movimentar linhas de financiamento, novos roteiros e novas oportunidades para a demanda turística do município”, ressaltou Karla Viana, secretária de Cultura e Turismo de Parintins.

A equipe da Amazonastur realizou ainda uma reunião com a Comissão de Turismo (Comtur) do Parintins, que é formada pelo trade turístico do município e associações locais. O 55° Festival Folclórico de Parintins ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de junho.

A equipe técnica da Amazonastur também realizou ainda visitas técnicas aos atrativos e equipamentos turísticos do município como a Comunidade do Maranhão e Vila Amazônia.