Amazonas sedia primeira reunião de 2022 do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo

Foto – Janailton Falcão

O Amazonas sediou, nesta quinta-feira (31/03) a primeira reunião de 2022 do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). O encontro, que reuniu 17 dirigentes de turismo estaduais, foi organizado em Manaus pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em conjunto com a coordenação do Fórum.

O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, explicou que a articulação para que a primeira reunião de 2022 fosse realizada no Amazonas iniciou ainda no ano passado e falou sobre o orgulho para o estado em receber os dirigentes estaduais de turismo de todo o Brasil para que conheçam as belezas naturais da região.

“Nós aqui do estado do Amazonas nos sentimos extremamente orgulhosos de nascer, de viver e de sentir toda essa experiência que é a Amazônia, e poder também compartilhar com esses nobres colegas que aqui estão tudo aquilo que nós sentimos, vivenciamos e trabalhamos em prol do turismo”, acrescentou Litaiff.

Responsável por deliberar sobre os temas relevantes do turismo nacional, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais, o Fornatur é um bloco de expressão técnica e política que tem assento no Conselho Nacional de Turismo. A entidade reúne-se a cada dois meses, em sedes itinerantes, e foi criada em novembro do ano 2000.

Foto – Janailton Falcão

O presidente do Fornatur e também da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, destacou que estar no estado é muito emblemático para todos em razão do ponto de vista da sustentabilidade.

“Trouxemos algumas pautas, como a questão da aviação, combustíveis, pandemia, além da questão de acidentes geológicos que nos preocupa bastante, e teremos outras pautas também. Nós esperamos que o ministério abrace uma, duas causas importantes para os estados nesse ano. Está todo mundo aqui feliz de compor esse contexto de necessidade de política pública”, disse Amaral.

Os assuntos abordados durante o encontro foram as ações para o ano de 2022, programa de regionalização, parcerias e também andamento das tratativas com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Ministério do Turismo sobre áreas de risco no Brasil.

Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima são alguns dos estados participantes da reunião do Fornatur em Manaus, que ocorreu de forma presencial e também por meio de videoconferência.

Foto – Janailton Falcão

Norte em pauta – O secretário de Turismo do Pará, André Dias, ressalta que é fundamental colocar em destaque a região Norte na discussão do turismo nacional e que toda a região está feliz com a realização da reunião em Manaus.

“É muito importante o centro hoje do debate da política pública do turismo ser no Norte. Então, a gente está aqui reunido com todos os secretários de turismo do Brasil, alguns presencialmente, outros remotamente, mas foram discutidas pautas muito importantes para a condução do turismo em nosso país. E eu tenho certeza que a gente dá um passo importante nessa reunião para a concretização dessas políticas”, disse Dias.