Programa de Infraestrutura Turística

É formado por um Conjunto de ações para promover e garantir a viabilidade dos produtos e serviços ofertados pelo destino Amazonas, com a implantação e desenvolvimento de projetos de infraestrutura receptiva que estimulem a inciativa privada a empreender cada vez no setor de turismo.

Essas ações são articuladas com as entidades de financiamento públicas e privadas e visam o incremento da oferta de serviços e equipamentos. E, ainda, a expansão da oferta hoteleira e de variedade de produtos turísticos complementares.

O objetivo é que o destino Amazonas seja um produto competitivo no mercado nacional e internacional. Para tanto, os seguintes projetos de infraestrutura estão em fase de execução:

Conclusão da segunda fase do Centro de Convenções

A obra está 80% concluída e deve ser entregue no segundo semestre 2020. Serão mais de 14 mil metros de espaço para feiras e exposições. Com isso, o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques passará a ter capacidade de receber cerca de 10 mil pessoas e se tornará o maior centro de convenções da região Norte do país.

Museu dos Bois de Parintins   

Projeto que dotará o município de Parintins de um grande museu contemporâneo sobre a cultura do Boi Bumbá, uma das principais referências de festa popular do país.

Infraestrutura turística na Serra da Valéria 1   

Implantação de estrutura de acessibilidade na Serra da Valéria, área rural do município de Parintins, um dos pontos de parada dos transatlânticos de cruzeiros internacionais que passam pelo Amazonas.

Haverá a construção de ancoradouro, rampa para carros, rampa para pessoas com restrição de mobilidade e cadeirantes e escadaria para os visitantes.

Infraestrutura turística na Serra da Valéria 2  

Essa etapa do projeto visa a construção de praça, com mirante, banheiros públicos e estrutura para uma feira de artesanato naquela comunidade rural.

Infraestrutura Turística em comunidades indígenas do entorno de Manaus     

O projeto visa dotar as comunidades indígenas Tatuyo, Cipiá, Tuyuka e Diakuru, que já recebem visitação turística no entorno de Manaus, com ancoradouros.

Reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Barcelos

Projeto ampliará e dará melhor infraestrutura ao embarque e desembarque de passageiros no aeroporto de Barcelos, principal ponto de chegada para a pesca desportiva no estado.

Reforma e implantação de CATs no desembarque do aeroporto internacional e no Centro de Manaus

Projeto instalará um quiosque de atendimento ao turista dentro do terminal de desembarque do Aeroporto de Manaus e reformará o Centro de Atendimento ao Turista do Centro Histórico de Manaus, localizado na confluência da avenida Eduardo Ribeiro com rua José Clemente.

Ordenamento e sensibilização

Trabalho de sensibilização nos empreendimentos, serviços e equipamentos turísticos na Região Metropolitana, com foco na segurança sanitária e na qualidade do serviço. Abordagem à cadeia produtiva do Turismo nos municípios da Região Metropolitana, em especial Manaus, Presidente Figueiredo, Novo Airão e Iranduba, para a verificação de procedimentos e prestação de assessoria.

Plataforma Integrada do Turismo

Treinamento dos secretários dos municípios do Mapa do Turismo para a utilização da PIT – Plataforma Integrada do Turismo – e para a adoção do protocolo sanitário.

Por meio da PIT, do Ministério do Turismo, será realizado o inventário de toda a oferta turística das cidades do Mapa Turístico do Amazonas.