Brilha Amazonas: Governo do Estado contempla empreendimentos turísticos de Presidente Figueiredo

Foto: Tácio Melo/Amazonastur

O Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), dá continuidade ao programa “Brilha Amazonas”. Nesta terça-feira (25/04), 36 kits de painéis solares foram entregues para iniciativas e empreendimentos que têm o turismo como fonte de renda, em Presidente Figueiredo (distante 117 km de Manaus).

Fonte de energia limpa e renovável, os kits de painéis produzidos a partir da captação de energia solar entregues pelo “Brilha Amazonas” reforçam o turismo de forma sustentável no município, também conhecido como terra das cachoeiras, que possui mais de 150 cachoeiras, grutas e cavernas.

O vice-presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, destacou que as entregas dos kits reafirmam o compromisso do Governo do Estado em fortalecer o turismo local, sustentável e com geração de renda.

“O Brilha Amazonas é um programa para ajudar a sustentabilidade com energia limpa, uma energia sustentável, desenvolvendo, assim, o turismo, apoiando os empreendimentos, o trade local, para que eles possam investir mais recursos, capacitando, contratando mais pessoas, o que gera mais recurso, renda e emprego”, afirmou Ribeiro.

Para Marilda Tavares, proprietária do empreendimento turístico Abraço Verde e uma das beneficiadas pelo Brilha Amazonas na terra das cachoeiras, a entrega dos kits irá gerar economia.

“A gente visa melhoria no atendimento aos nossos hóspedes, porque como a gente fica concentrado no meio da floresta temos vários imprevistos de falta de energia. E futuramente, dependendo da diminuição da nossa conta, vamos ter um valor melhor para apresentar aos nossos hóspedes”, comentou.

Credenciamento

O interessado em adquirir o kit solar deve realizar o credenciamento e preencher os critérios do edital de chamamento e solicitar até cinco placas solares. Para requisições acima de um kit deverá ser apresentado um projeto, assinado por um um engenheiro eletricista, justificando a necessidade, e comprovando a área disponível para instalação.

Todas as informações podem ser acessadas no site da Amazonastur por meio do link: content/uploads/2023/02/Edital-de-Credenciamento-de-Doação-de-Kits-de-Energia-Solar.pdf.

O Brilha Amazonas foi lançado em fevereiro deste ano com objetivo de fortalecer os empreendimentos que trabalham com turismo no Amazonas. Ao todo, serão distribuídos 253 kits de painéis solares no estado.