Em Boa Vista do Ramos, Amazonastur realiza primeiro workshop de Turismo Sustentável de 2023

Fabiano Valente/Prefeitura de Boa Vista do Ramos

Cerca de 130 pessoas participaram do Workshop de Turismo Sustentável, no município de Boa Vista do Ramos (distante 271 quilômetros de Manaus), nesta terça-feira (07/02). O evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), marca o início das ações da Amazonastur no interior do estado.

Abordando temas como a qualidade e a competitividade no turismo, além da estruturação do mercado local, os profissionais trocaram experiências sobre desenvolvimento social e econômico de Boa Vista do Ramos. No município, conhecido como Terra do Mel, a atividade alcançou hoteleiros, produtores rurais, entre outros agentes do turismo local.

Para a diretora do Departamento de Desenvolvimento e Turismo da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha, o workshop é fundamental para incentivar o turismo de qualidade. “É importante a força que cada um tem para trabalhar em prol do turismo. As iniciativas públicas e privadas possuem suas competências e estamos aqui para auxiliar a alavancar”, afirmou.

Já para a hoteleira, Viviana Ramos, a ação representa crescimento profissional. “Eu começo a verificar mais meios de serviços que vou oferecer ao turista, com uma hospedagem de qualidade. Todo mundo tendo essa visão, Boa Vista do Ramos só se desenvolve. É um workshop cheio de oportunidades”, disse.

Fabiano Valente/Prefeitura de Boa Vista do Ramos

Potencial turístico

Com duração de aproximadamente cinco horas, o workshop contou com a apresentação dos empreendimentos locais como exemplos de sucesso.

Conhecido pela produção do mel de Boa Vista do Ramos, o evento contou com meliponicultores – que desenvolvem a cadeia produtiva de criação de abelhas sem ferrão. Representantes das comunidades rurais que trabalham com a produção de babaçu, manejo de pirarucu e pesca esportiva, representantes do poder público, da iniciativa privada e sociedade civil organizada também marcaram presença no workshop de turismo sustentável.