Em Maués, Governo do Amazonas realiza capacitações e entrega placas solares do programa Brilha Amazonas

Foto: Natália Torres/Amazonastur

Painéis solares foram entregues para quem vive do turismo na terra do guaraná, em Maués (a 276 quilômetros de Manaus), na quinta-feira (27/04), pelo Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). Os empreendedores receberam, ainda, o segundo nível do “Bem Receber”, iniciativa estadual que capacita os prestadores de serviços turísticos.

Ao todo, 14 empreendimentos do município receberam os equipamentos para energia limpa e sustentável. Além disso, Maués é a primeira das cinco cidades amazonenses que receberão o Bem Receber 2.0, com o tema “Jornada do Cliente”, que visa encantar o turista em cada etapa do atendimento.

Durante a entrega, o vice-presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, afirmou que a doação dos kits e o workshop no município consolidam o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do setor.

“Os dois projetos fortalecem o turismo de comunidades. Essa entrega em Maués foi pensada e executada com o intuito de contribuir ainda mais para o crescimento do turismo local, proporcionando, principalmente, qualidade de vida e melhores condições para receber os turistas na cidade”, disse.

Foto: Instalação de painel/Divulgação

Maués é reconhecida por seus atrativos turísticos, tais como belas praias, pesca esportiva e encantos naturais.

Os kits disponibilizados pelo programa, contêm soluções de energia fotovoltaica, que se caracterizam como fontes renováveis e limpas, produzidas a partir da captação de luz solar. A modalidade de geração de energia é silenciosa, resistente e apresenta um baixo impacto ambiental nas localidades em que é instalada.

Para o administrador da pousada Waikyru, Ítalo Mamud, o recebimento dos kits incentiva ainda o aumento de empresas regulares no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

“Falar em energia limpa é muito positivo, principalmente para quem trabalha com turismo, devido ao desenvolvimento sustentável. Quando o Governo do Amazonas vem com esse projeto, agrega bastante valor e fortalece o turismo no município, até mesmo incentivando mais empresas a realizarem o Cadastur”, afirmou.

Credenciamento

Para se credenciar e adquirir o kit solar, é necessário que o interessado preencha os critérios estabelecidos no edital de chamamento. O solicitante poderá solicitar até cinco placas solares. Caso haja necessidade de mais de um kit, será necessário apresentar um projeto justificado, que deverá estar assinado por um engenheiro eletricista responsável.

Outras informações estão no site da Amazonastur por meio do link: content/uploads/2023/02/Edital-de-Credenciamento-de-Doacao-de-Kits-de-Energia-Solar.pdf

Metodologia Disney

O segundo nível do workshop se baseia em uma metodologia usada na Disney World, de relacionamento com o cliente, para oferecer a melhor experiência em todos os pontos de contato com o visitante, em todas as etapas do serviço. A capacitação tem como público-alvo hoteleiros, camareiras, guias, trabalhadores de portos e aeroportos, piloteiros, taxistas, moto taxistas, garçons e entre outros interessados.

“É muito bom a gente conhecer maneiras diferentes de lidar com o público alvo. E, sem falar também, que podemos ter outros tipos de conexões com pessoas do mesmo ramo. Então, o maior benefício desse workshop é o conhecimento das pessoas e da experiência compartilhada”, contou Oberth Hatchwell, que empreende no setor de artesanato no município.