Gastronomia parintinense: Conheça três pratos para experimentar na ilha da magia

Tacacá, bodó e bolinho de piracuí são sabores típicos de Parintins

Foto: Janailton Falcão

Diversidade, temperos marcantes, explosão de sabores e ingredientes típicos do Amazonas compõem a rica culinária parintinense. Além do magnífico Festival Folclórico, a ilha da magia oferece aos seus visitantes uma experiência única quando o assunto é gastronomia e pensando em todos aqueles que querem explorar os sabores tupinambaranas, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) reuniu três pratos que todo visitante deve experimentar em solo parintinense. 

Tacacá – Com sabor forte que une o famoso caldo de tucupi, um líquido extraído da raiz da mandioca que é cozinhado por até cinco dias, com folhas de jambu, que garantem a dormência da língua, camarão e goma de mandioca, o tacacá é destaque na culinária amazonense, mas os parintinenses afirmam que o melhor tacacá do estado é de Parintins.

Durante os dias do Festival Folclórico, diversas barracas que vendem tacacá ficam espalhadas pelas ruas da ilha e são sucesso entre turistas que sonham em experimentar os sabores da floresta amazônica. A iguaria é ainda ótima para quem exagera nas festas de boi-bumbá, o tradicional caldo amazonense revigora, cortando o efeito do cansaço e acabando com qualquer ressaca. 

Foto: Amanda Ehm

Bodó – Cascudo, com o corpo revestido por placas e espinhos, o bodó pode até ser intimidador à primeira vista, mas surpreende pelo excelente sabor. O acari, conhecido popularmente no Amazonas como bodó, pertence à família dos bagres e é um peixe facilmente encontrado nos rios e igarapés do estado, apesar de não ser um peixe tão famoso e consumido em outras cidades, em Parintins ele reina absoluto como favorito entre a população da ilha da magia.

O bodó é facilmente encontrado nas esquinas de Parintins, assado em brasas de  churrasqueiras de moradores que tiram o sustento com a venda do peixe. A dica especial da Amazonastur é experimentar o bodó em duas formas distintas de preparo: assado na brasa ou ao molho do tucupi. 

Foto: Amazonastur

Bolinho de Piracuí – A palavra piracuí significa farinha de peixe na língua indígena tupi-guarani e atualmente essa farinha é o ingrediente principal de um dos petiscos mais conhecidos de Parintins. 

O piracuí é um ingrediente feito à base de carne de peixe, seu processo consiste em pilar o peixe sem espinhas até reduzi-lo a pó, sendo então torrado continuamente mexido em chapa aquecida. O produto final tem textura similar à farinha, porém com um sabor único. O peixe mais usado no preparo dessa iguaria é o bodó, mas o piracuí pode ser feito a partir de qualquer peixe.

A farinha de peixe é envolta em uma massa que pode ser de macaxeira, trigo ou batatas, moldado em formato de bolinhas e frito, se tornando, assim, o amado bolinho de piracuí, receita presente em diversos bares da cidade como aperitivo, ou como entrada em restaurantes e é sucesso entre moradores e visitantes de Parintins.