Home » Gastronomia

Gastronomia

A culinária típica amazonense é a base de peixes e frutas, a maioria dos pratos é saudável e leve, os caldos de peixe são destaque em restaurantes populares e refinados. Jaraqui, pirarucu, tambaqui, pacu e matrinxã, peixes com sabores inigualáveis que podem ser servidos na caldeirada, assado ou frito. O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do mundo, pode crescer até três metros de comprimento e pesar cerca de 250 kg.

Existem também as iguarias com fama mundial, como: açaí, cupuaçu e o guaraná, frutas com alto poder energético.

Restaurantes

A capital possui restaurantes sob o comando de chefes famosos nacionalmente. Os ingredientes típicos ganham versões refinadas nos restaurantes renomados da cidade, e nos tradicionais é possível experimentar os temperos caseiros e receitas de famílias. Além da gastronomia regional, o turista encontra na capital Manaus, restaurantes da cozinha nacional e internacional.

Acesse o site da Associação Brasileira de Restaurantes – AM para mais informações: www.abraselam.com.br

Comidas de rua

Que tal uma tapioca para começar o dia?

Em cada esquina de Manaus é possível encontrar um café, churrasco ou banca de tacacá. Alguns destes lugares são famosos e frequentados por todos os públicos de várias idades. Um grande sucesso é o X-Caboquinho, sanduiche tucumã com queijo coalho e banana pacovã frita. O açaí, fruto típico das palmeiras amazônicas, é muito utilizado no preparo de sucos, vinhos, doces, licores e sorvetes.

Link: http://vejabrasil.abril.com.br/manaus/