Operadores de turismo e jornalistas conhecem os atrativos de Maués, a Terra do Guaraná

Foto: Clóvis Miranda/SECOM

Com o objetivo de conhecer de perto todo o potencial turístico do município de Maués, distante mais de 250 km de Manaus, operadores de turismo e jornalistas especializados do Brasil estão, pela primeira vez, na Terra do Guaraná. Essa é uma ação do Governo Amazonino Mendes, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), para fomentar o turismo no Estado.

Durante a tarde deste sábado (08/12), o grupo de 12 pessoas visitou a Ilha de Vera Cruz, localizada às margens do rio Maués-Açú, para ver de perto as plantações de pequenos produtores de guaraná e outros frutos amazônicos, como pupunha e cupuaçu. Durante a visita foi possível conversar com os moradores da ilha sobre o estilo de vida na comunidade e também sobre as propriedades e benefícios do guaraná.

Desde que chegou em Maués o grupo formado por profissionais de São Paulo, do Paraná, Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Sul e Bahia já esteve em uma aldeia da etnia Sateré-Mawé, visitou a feira de artesanato e também aproveitou o agito da 39ª Festa do Guaraná, que iniciou na quinta-feira (06/12) e encerra na noite deste sábado (08/12).

O operador de turismo Aloísio Mendes, de São Paulo, visita o Amazonas desde a década de 80, mas está em Maués pela primeira vez. “É muito importante valorizar esse turismo de experiência, um ecoturismo mais ‘pé no chão’, que foge dos mais tradicional e se propõe a conhecer a vida das pessoas que moram em cada localidade. Estamos todos encantados com a cidade de Maués e seu povo”, disse ele, que é diretor de marketing da empresa Amtours.

Potencial – Destinos de cultura, sol e praia e de ecoturismo são os mais procurados pelos turistas, por isso que o Governo do Estado realizou a iniciativa de trazer de outros Estados os operadores de turismo e jornalistas especializados para conhecer o município de Maués. Esses são os profissionais responsáveis por vender pacotes turísticos e por divulgar a imagem da região.

Último dia de festa – Neste domingo (08/12), a banda baiana Chiclete com Banana é a principal atração. A noite terá também shows de Tukumanus, P.A. Chaves, Leonardo Castelo e DJs Ramon Paiva e Layla Abreu. Haverá, ainda, a encenação da Lenda do Guaraná, feita por grupos artísticos de Maués.