Regularização de prestadores de serviços turísticos cresce 63% no Amazonas

Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

A regularização de prestadores de serviços turísticos cresceu 63,75% no Amazonas em 2022 se comparado a 2018. Somente nos três primeiros meses de 2023, o aumento foi de 13,85% em relação a dezembro de 2022. Os dados da Empresa Estadual do Turismo (Amazonastur) evidenciam o aumento da atividade formal de empreendedores do setor, no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur).

Em quatro anos, o número de prestadores regularizados no Cadastur saltou de 1.142 em 2018 para 1.870 (+63,75%) em dezembro de 2022. Até março deste ano o quantitativo aumentou para 2.129 ou 13,85%, quando comparado com dezembro do ano anterior.

Em virtude dos excelentes resultados, a Amazonastur foi escolhida pelo MTur como caso de sucesso no avanço da cobertura no Cadastur no país e passou a integrar o Comitê Consultivo do Cadastur (CCCad).

“Queremos avançar mais, tudo isso é reflexo do trabalho intenso do Governo do Amazonas na orientação, sensibilização e fiscalização, que conscientiza o prestador de serviço turístico da importância de se legalizar”, comentou o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio.

De acordo com a chefe do Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur, Giovanna Maués, os principais aumentos aconteceram nos segmentos de restaurantes e similares (736%), acampamentos turísticos (700%) e prestadores especializados em segmentos turísticos (304%). Os dados têm referência ao período 2018-2022.

“Este aumento é significativo e ocorre pela sensibilização realizada semanalmente através de ações integradas em portos, marinas e em empreendimentos de todas as atividades reconhecidas pelo Ministério do Turismo. Somente neste ano já fizemos 41 ações com esse objetivo”, informou a chefe de departamento.

Formalização

A Amazonastur é o órgão delegado do Ministério do Turismo para o ordenamento dos prestadores de serviços turísticos por meio do cadastramento e sensibilização do exercício legal dos serviços turísticos.

O órgão trabalha, em diversas frentes, promovendo a formalização da atividade turística, incentivando empresas a se regularizarem e entrarem para o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), ferramenta gratuita que conecta o visitante a estabelecimentos legais.

O sistema do Cadastur reúne um banco de dados com empresas de diversos ramos que atuam no turismo no Amazonas e em todo o Brasil. O turista, ao decidir o destino para onde quer viajar, pode procurar no site do Cadastur uma lista completa dos estabelecimentos. Ao acessar o site (https://cadastur.turismo.gov.br) e clicar no Estado do Amazonas, por exemplo, o visitante tem acesso ao endereço, CNPJ, contato telefônico e outras informações do estabelecimento escolhido.