Amazonas é destaque na Feira de Turismo de Madrid
A Feira internacional de Turismo de Madrid (Fitur), na Espanha, fechou a parte profissional nesta sexta-feira (dia 25/01) com recorde de participação. Somente nos três primeiros dias de evento, cerca de 200 mil visitantes circularam entre os estandes espalhados pelos quatro pavilhões que compuseram o espaço físico da Fitur.
Entre os destaques, o estande do Brasil, organizado pela Embratur e que teve a participação efetiva do Amazonas. Estrategicamente colocado no canto esquerdo do estande, exatamente na confluência de duas ruas principais, o Amazonas foi um dos mais visitados. O interesse pela floresta amazônica e pela cultura amazonense continua sendo um dos principais motivadores do turismo mundial.
Segundo a diretora de marketing da Amazonastur, Ana Claudia Rêgo, foram poucos os momentos de descanso. “Toda hora chegava alguém em busca de informações sobre a região amazônica. O material de divulgação que distribuímos foi muito bem recebido por todos”, disse Ana Claudia.
Pesca – Um fato interessante registrado durante a feira foi o crescimento do interesse pelo turismo de pesca. Informações sobre os municípios de Barcelos e o distrito de Balbina foram solicitadas pela maior parte dos visitantes. Outros buscaram informações sobre novos pontos de pesca no Amazonas, principalmente os pescadores mais experientes. Sinal que o segmento está crescendo e começando a ganhar espaço para expansão.
O turismo cultural foi outro ponto de interesse dos visitantes. O calendário de eventos no Teatro Amazonas, em especial o Festival Amazonas de Ópera, esteve nos planos da maior parte dos agentes e operadores de turismo que passou pelo estande amazonense. A organização de grupos voltados para o destino cultural ainda é forte no cenário europeu.
Ponte – A presença do embaixador do Brasil em Madrid, Pompeu Andreucci Neto, foi outro ponto marcante durante a estada da representação amazonense em Madrid. Ele confirmou o interesse dos europeus pelo Amazonas como destino turístico e se colocou à disposição para colaborar no sentido de alavancar ainda mais o fluxo de turista entre Manaus e Madrid. Ele lamentou a ausência de um voo direto ligando as duas capitais, o que tornaria muito mais fácil o intercâmbio turístico entre os dois destinos.
Parceria – Pela primeira vez, a Amazonastur fez parceria com a Casa do Turismo para ter um representante do trade turístico do Amazonas na Fitur. O indicado foi o jornalista Paulo Roberto Pereira, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-AM), que ao lado da diretora de marketing da Amazonastur, Ana Claudia Rêgo, cuidaram da recepção e transmissão de informações para todos os visitantes que procuraram o estande do Amazonas.
“Foi uma experiência interessante e que deu bons resultados. Creio que nosso conhecimento sobre a atuação do trade serviu para agregar valor ao trabalho desenvolvido pela Amazonastur”, explicou Paulo Roberto Pereira.