Amazonas integra comitê no Conselho Nacional de Turismo

Presidente da Amazonastur é novo membro de câmara temática do conselho

Presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro | Foto: Lucas Silva

O Amazonas inicia a participação no Conselho Nacional de Turismo (CNT) do Ministério do Turismo (MTur), representado pelo presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ian Ribeiro, como membro da Câmara Temática de Promoção e Apoio à Comercialização no Turismo.

A câmara tem o objetivo debater políticas públicas de turismo no âmbito nacional. Para Ian Ribeiro, a inserção como membro na câmara irá aproximar o Amazonas aos demais debates públicos sobre o segmento.

“Alinhado ao compromisso do governador Wilson Lima em promover o turismo no Amazonas, a participação na Câmara Temática do Conselho Nacional de Turismo, irá favorecer debates para melhor desenvolvimento turístico local”, destacou Ribeiro.

A escolha dos nomes dos representantes das câmaras é de iniciativa do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e ocorreu em janeiro de 2024. Na ocasião, dos 23 nomes participantes, 13 foram escolhidos para a representação das Câmaras. O tempo de atuação ocorre conforme a duração de cada gestão estadual.

De acordo com o MTur, o Conselho Nacional de Turismo é designado a assessoramento superior, sendo composto por representantes de órgãos públicos do Poder Executivo Federal e da administração indireta e também por por entidades dos diversos segmentos relacionados à atividade turística.

Nesse escopo, as 13 câmaras temáticas existem para auxiliar, identificar e debater os assuntos que possuem relevância e impacto, tais como: Promoção e apoio à comercialização no turismo, Legislação turística, Regionalização do turismo, Qualificação no turismo, Turismo de eventos, Incentivo ao turismo doméstico, Sustentabilidade e ações climáticas no turismo, Transportes multimodais e infraestrutura no turismo, Crédito e atração de investimentos no turismo, Turismo Social, Competitividade, Inovação e Pesquisa no Turismo, Segurança Turística, Incentivo do Turismo em Comunidades Tradicionais, Comunidades Negras e Indígenas.

Além do Amazonas, os estados de Roraima e Rondônia também representam câmaras temáticas, como Regionalização do Turismo e Incentivo do Turismo em Comunidades Tradicionais, Comunidades Negras e Indígenas, respectivamente.

Ações de promoção do destino Amazonas
Para promover o Amazonas como destino, a Amazonastur tem investido em tecnologia, como a ferramenta inédita Amazonas To Go – que oferece informações úteis aos turistas por meio de um chatbot no Whatsapp; Qualificação, fruto de parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) que oferece cursos voltados para a atividade turística, além de interiorização, com o objetivo de promover o turismo intermunicipal.

Por: Nathalie Torres