Amazonastur e Batalhão Ambiental alinham estratégias para o combate à exploração de animais silvestres no turismo

Campanha que será lançada em março de 2024

Foto: Lucas Silva

Na manhã desta quinta-feira (1º/02), representantes da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) participaram de uma reunião de alinhamento para dar início à organização da campanha “Nunca Toque, Observe”. A reunião visa estabelecer parceria entre os órgãos para inserir ações integradas no combate à exploração de animais silvestres, conforme propõe a campanha.

Nos últimos anos, a Amazonastur realizou, em conjunto com órgãos federais e estaduais, a intensificação da sensibilização contra esse tipo de prática no turismo. Com a ação, a instituição busca proteger as espécies durante o turismo no estado.

A diretora de turismo da Amazonastur, Emmanuele Pampolha, destaca a importância da parceria entre os órgãos. 

Foto: Lucas Silva

“O batalhão já é um órgão ambiental parceiro em diversas atividades que a Amazonastur realiza, e como dentro do seu planejamento tem a campanha ‘Nunca Toque Observe’, a gente veio convidá-los também a participar dessa campanha que será lançada em março de 2024.”, explicou a diretora.

Nunca Toque 

Entre as recomendações da campanha “Nunca Toque, Observe”, a Amazonastur elenca algumas ações. O órgão recomenda que o turista jamais segure, persiga ou alimente animais com o intuito de atraí-los para fotos.

De acordo com o major do Batalhão Ambiental, Victor Vasconcelos, com essa colaboração significativa entre a Amazonastur e o Batalhão de Policiamento Ambiental, reforça-se o compromisso conjunto no turismo seguro.

Foto: Lucas Silva

“É de suma importância a junção dos órgãos contra o combate ao crime no manuseio de animais. Sabemos que é algo que é utilizado tanto pelas agências como pelos comunitários nessa parte do turismo, algo que chama muita atenção, então é um cuidado que a gente tem que ter em nossas ações e é importante pela união dos órgãos, tanto na parte investigativa quanto na parte repressiva e na parte de inteligência também para combatermos esse crime em nosso estado”, afirmou Vasconcelos.

Como denunciar 

Para efetuar denúncias relacionadas ao manejo de animais silvestres, o Coronel Antônio José Santarém enfatizou a importância da campanha “Nunca toque, observe”. Ele incentiva que as denúncias sejam feitas, promovendo assim a proteção da fauna e a preservação do meio ambiente. 

Foto: Lucas Silva

“É crucial conscientizar a sociedade sobre a necessidade de respeitar a vida selvagem e não interferir no habitat natural dos animais. A campanha busca não apenas coibir práticas prejudiciais, mas também educar, podendo ser denunciado através de atividades que envolvam maus-tratos. Para reportar casos, basta ligar para o número (92) 98842-1553 do Batalhão Ambiental”, disse o coronel.