Amazonastur e Cetam alinham estratégias para oferecer cursos profissionalizantes aos agentes do setor

Cursos serão ofertados de forma gratuita pelos órgãos por meio de Termo de Cooperação Técnica 

Foto: Lucas Silva

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) realizaram reunião técnica, nesta quarta-feira (17/01), para alinhar estratégias dos cursos do Termo de Cooperação Técnica (TCT) voltados para as atividades turísticas que serão realizadas no estado, em 2024. 

O investimento na qualificação profissional faz parte do comprometimento do Governo do Amazonas em fortalecer o turismo. 

Em 2024, a Amazonastur e o Cetam irão disponibilizar cerca de 30 cursos durante o primeiro e o segundo semestre, que serão divulgados com antecedência nos meios de comunicação oficiais do governo em tempo hábil para inscrição. Os cursos são gratuitos e oferecem qualificação profissional para pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar no setor do turismo na capital e no interior do estado. 

A diretora de turismo da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha, destaca que o levantamento realizado pela Amazonastur atende às demandas dos municípios amazonenses que fazem parte do Mapa de Turismo Brasileiro.

Foto: Lucas Silva

“Hoje realizamos uma reunião para alinhar planejamento e a gente articular com os municípios para divulgarmos e preenchermos as vagas. Também articulamos dados necessários para mostrar o quanto o turismo avançou em mão de obra qualificada”, explica a diretora. 

A coordenadora de cursos do Cetam, Déborah Tavares, destacou a importância da parceria entre os órgãos para oferecer serviços aos prestadores. 

“Estreitar e saber qual a potencialidade de cada município, e o que o Cetam pode oferecer junto a Amazonastur para gerar oportunidade de empregos no setor é o nosso objetivo. Em conjunto, podemos potencializar o que possuem de melhor, aplicar os conhecimentos e avançar ainda mais no turismo”, destacou. 

Entre os cursos que serão ofertados estão Inglês Aplicado aos Serviços Turísticos; Inglês básico, intermediário e avançado; Espanhol aplicado aos serviços turísticos; Agente de Informações Turísticas; Atendimento ao Cliente; Auxiliar de Cozinha; Camareiro em Meios de Hospedagem; Comida de Boteco; Confecção de Adereços Folclóricos; Confecção de Biojóias e Ecojóias; Culinária: Café Regional, Culinária Regional; Formatação de Roteiros Turísticos; Garçom; Introdução à Pesca Esportiva e entre outros, entre outros voltados aos profissionais de turismo.

Mais de dois mil prestadores de serviços turísticos já foram qualificados pelos cursos oferecidos pela Amazonastur e Cetam, por meio de Termos de Cooperação Técnica, anteriormente assinados.

Por: Nathalie Torres