Amazonastur firma parceria para reduzir focos da dengue em atrativos turísticos

O projeto levará mosquitos Aedes aegypti machos, capazes de restringir a reprodução da própria espécie

Foto: Geizyara Brandão/Amazonastur

Atrativos turísticos de Manaus recebem ação para redução dos mosquitos transmissores da dengue (Aedes aegypti). Nesta quarta-feira (30/08), a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), em conjunto com a empresa amazonense BioTech Solution, firmou uma parceria para a realização do projeto Aedes do Bem, que irá reduzir a reprodução da espécie fêmea do mosquito, em dez locais turísticos da capital amazonense.

De acordo com a Biotech, a solução biotecnológica atua no controle da população fêmea do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do vírus chikungunya e zika. As caixas Aedes do Bem contêm mosquitos Aedes aegypti machos que possuem características autolimitantes e são capazes de restringir a reprodução da própria espécie, diminuindo o número de fêmeas na área tratada – que picam e são as verdadeiras transmissoras de doenças.

O termo de cooperação, assinado nesta quarta, pelo presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, prevê a instalação de caixas de liberação e o monitoramento da região beneficiada, pela equipe técnica da Biotech, durante seis meses, sem ônus ao erário público. Com base na circulação de turistas, dez principais atrativos turísticos da capital amazonense foram escolhidos.

“A Amazonastur escolheu os pontos turísticos mais visitados, tanto por turistas nacionais e internacionais, quanto pela própria população amazonense. São pontos de grande visibilidade com grande acúmulo de pessoas”, detalhou o presidente.

Ainda segundo o presidente da instituição, a expectativa é causar um impacto positivo. “(turistas) Vão estar mais seguros de que não ficarão doentes ao visitar a nossa cidade, o nosso estado, o que é de grande valia. E estamos seguindo toda a determinação do governador Wilson Lima de fazer tudo isso de forma sustentável. Trazendo segurança à população, sem prejudicar o meio ambiente e a nossa Amazônia”, completou o presidente, que alinhou a ação com a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM).

Pontos turísticos

A instalação está prevista para iniciar no início de setembro. Na lista de atrativos beneficiados estão: Porto de Manaus, Museu da Cidade de Manaus, Museu da Amazônia, Ponta Negra, Centro Cultural Povos da Amazônia, Aeroporto Eduardo Gomes, Museu do Seringal Vila Paraíso, Praça Heliodoro Balbi/Praça da Polícia, Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Centro e Arena da Amazônia.

Foto: Divulgação/Ivo Brasil

De acordo com o CEO da Biotech, Lutty Chagas, o projeto é um sucesso em outras cidades brasileiras. “Em três, quatro, cinco meses seria uma redução de até 98% da população do Aedes aegypti, que muita gente não sabe, mas somente a fêmea transmite a doença”, reforçou Chagas.