Amazonastur intensifica ação para regularizar serviços turísticos em Manaus

As atividades serão realizadas ao longo do ano com o objetivo de auxiliar o cadastro no Cadastur e promover práticas éticas no turismo

Foto: Arquivo/Amazonastur

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em parceria com a Polícia Turística da Polícia Militar (Politur) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), promove uma série de ações de sensibilização voltadas à regularização de prestadores de serviços turísticos em Manaus. No último sábado (25/01), a iniciativa ocorreu na área portuária com objetivo de incentivar as boas práticas no setor turístico.

Durante a ação, a equipe da Amazonastur renova os cadastros vencidos e cadastra novos empreendimentos que desenvolvem a atividade turística no centro de Manaus. Além de auxiliar os prestadores de serviços turísticos a se regularizarem no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (Mtur). 

Iniciada no dia 17 de janeiro, a sensibilização acontece de sexta a domingo e seguirá ao longo do ano, com ações realizadas em pontos estratégicos da cidade, como o Porto de Manaus, Manaus Moderna, Mirante Lúcia Almeida e Barreira.

Foto: Arquivo/Amazonastur

A chefe do Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur, Giovanna Tapajós Maués, reforçou a relevância da ação. 

“A Amazonastur realiza essas sensibilizações para garantir que os prestadores de serviços estejam regularizados no Cadastur, proporcionando mais segurança e qualidade aos turistas. A presença da Politur e da Arsepam fortalece essa iniciativa e reforça a importância de um turismo organizado e responsável”, afirmou Giovanna.

Até agora, 58 prestadores de serviços turísticos, incluindo 14 agências de turismo, 22 transportadoras turísticas e 22 guias de turismo, foram orientados e auxiliados na regularização de seus cadastros no Cadastur. A sensibilização também tem como objetivo esclarecer dúvidas dos profissionais sobre os benefícios da formalização.

Campanhas de conscientização

Além da regularização, as ações da Amazonastur incluem a divulgação de campanhas educativas, como “Nunca Toque, Observe”, que orienta turistas e prestadores sobre a preservação da fauna silvestre, e iniciativas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. 

Já o Cadastur é um programa essencial para o ordenamento do setor, oferecendo benefícios como acesso a programas de qualificação, participação em feiras e eventos turísticos e linhas de crédito voltadas ao turismo. A regularização também assegura mais credibilidade e segurança aos turistas que visitam o estado.