Amazonastur lança 1º Festival Amazonas de Turismo em celebração às atividades e aos profissionais do setor

Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), vai transformar Manaus num palco para novas oportunidades de negócios, capacitação e fomento para o turismo no Estado com a realização do 1° Festival Amazonas de Turismo.

Voltado ao trade e ao público em geral, o evento vai apresentar os melhores roteiros turísticos no Amazonas, reunindo cultura e gastronomia no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCA), das 15h às 21h.

Para ter acesso ao evento, será necessário apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19. As atividades serão realizadas respeitando todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e outros órgãos sanitários.

O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, disse que a ideia do evento surgiu após um encontro com o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, e com o deputado Tony Medeiros, visando a possibilidade de fazer uma homenagem pelo Dia Mundial do Turismo e Dia Nacional do Turismólogo, comemorados em 27 de setembro, além de fomentar o turismo nesse momento de retomada.

“Vai ser uma oportunidade de os amazonenses estarem conhecendo mais o Amazonas, conhecerem os nossos produtos turísticos. Oportunidade de fecharem negócios, buscarem o conhecimento de tudo aquilo que nós temos de potencial. Teremos cursos de capacitação, trabalharemos produtos turísticos e palestras envolvendo todo esse processo de retomada e fomento ao turismo que está sendo possível com o avanço da vacinação”, disse Litaiff.

Foto: Clóvis Miranda

Retomada e desenvolvimento – Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a participação no primeiro Festival Amazonas de Turismo é importante por se tratar de atividades em retomada e que vão contribuir efetivamente com a economia do estado.

“Nossa proposta é apresentar os talentos do Amazonas em diferentes segmentos artísticos, assim como nossos equipamentos culturais. Entre eles, o nosso maior patrimônio histórico, o Teatro Amazonas, que neste ano completa 125 anos e torna tudo ainda mais significativo nesta retomada das atividades”, comenta Marcos Apolo.

O presidente da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios da Aleam, deputado Tony Medeiros, disse que o setor do turismo é uma das grandes alternativas de desenvolvimento do Amazonas, principalmente para os municípios do interior do estado e de forma sustentável, sem prejudicar a natureza.

“Temos um povo receptivo, uma natureza e uma riqueza cultural sem igual. Junto à Amazonastur criamos esse festival, que tem a previsão de ocorrer todos os anos, para despertar o nosso povo para esse potencial e dar a oportunidade para os municípios, para os nossos irmãos do interior, de mostrar um pouco sua arte, artesanato, produtos, eventos e divulgar o potencial turístico de nossas cidades para o mundo”, disse o deputado.

Atividades – A programação vai contemplar palestras gratuitas voltadas para profissionais da área sobre Marketing Digital, Cases de Sucesso no Turismo Amazonense, Turismo Inclusivo e Acessível, Turismo como Ferramenta de Desenvolvimento na Amazônia. O acesso é gratuito e os interessados devem se inscrever no link (https://bit.ly/amazonasturpalestra).

Ao longo dos três dias, o público também poderá conferir apresentações culturais variadas como Nicolas Jr, Márcio Braga, Eduardo Leite, os Corpos Artísticos do Estado e a banda Black Cold. O Festival conta, até o momento, com a participação de 15 municípios do estado que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro. A ação faz parte da estratégia do Governo de Estado de promover ações que estimulem os setores mais afetados pela pandemia.

O evento também contará com a participação de agências de turismo, com venda de pacotes turísticos, exposições artísticas, artesanato regional e indígena, além de praça de alimentação com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel-AM).

O Amazonas Cluster de Turismo, entidade que reúne 27 empresários de hotéis, também participará da programação com apresentação dos serviços turísticos dos associados. Os artesanatos serão apresentados por meio de uma parceria com a Fundação Estadual do Índio (FEI) e a Secretaria Executiva de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp).

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade Nilton Lins e a Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), que ofertam cursos de turismo, também participarão da programação. Ao longo dos três dias de evento, escolas de samba também realizarão apresentações.

Programação – No dia 24 ocorrerá, às 10h, a Sessão Especial em Homenagem ao Dia Mundial do Turismo e Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo, no auditório Belarmino Lins, na Aleam. No mesmo dia, às 15h, ocorre a abertura oficial do Festival no CCA, localizado na avenida Constantino Nery, 5.001, Flores. A programação completa dos três dias de evento será divulgada ao longo dos próximos dias.