Amazonastur participa da entrega do Plano de Ordenamento Turístico em Careiro Castanho

O POT  estabelece diretrizes estratégicas, visando o desenvolvimento sustentável no município

Foto: Divulgação/Amazonastur

Como estratégia para a interiorização do turismo em todo o estado, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), participou, nesta quinta-feira (28/11), da entrega do Plano de Ordenamento Turístico (POT) do município de Careiro Castanho, (a 88 quilômetros de Manaus). A iniciativa representa um avanço significativo no planejamento do turismo local com foco no desenvolvimento sustentável para os próximos 10 anos.

O plano inclui ações para promover a pesca esportiva sustentável, fortalecer o turismo de base comunitária, melhorar a infraestrutura turística e criar estratégias de marketing para promover o destino Careiro Castanho. Essas iniciativas visam atrair investimentos, promover a preservação ambiental e criar novas oportunidades de emprego e renda.

“Com este plano, buscamos alavancar a sustentabilidade, melhorar a infraestrutura e valorizar as vocações locais para atrair novos investimentos e posicionar Careiro Castanho como um destino turístico próximo a Manaus”, disse a diretora de Turismo da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha. 

Desenvolvido de maneira colaborativa, o POT contou com a participação de autoridades locais, representantes do trade turístico, moradores e instituições parceiras. Ao todo, 215 pessoas contribuíram ativamente para a construção do plano, com o apoio de 68 entidades que ajudaram a definir as diretrizes para fortalecer o turismo.

Entre elas, a equipe técnica da Amazonastur ao lado da Prefeitura de Careiro Castanho, da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM) e da APRI Consultoria.  

A secretária de Turismo de Careiro Castanho, Neuzilena Macena, enfatizou a importância do esforço coletivo na elaboração do plano.“Este plano foi resultado de uma parceria com várias entidades e a população careirense. Ele marca um grande passo para fortalecer o turismo e garantir o desenvolvimento sustentável do município”, afirmou a secretária.