Amazonastur participa do 5º Encontro de Construção Participativa do Plano de Ordenamento Turístico em Careiro Castanho

Reunião discute qualificação e fortalecimento do turismo sustentável no município

Foto: Divulgação/ Amazonastur

O Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), participou do 5º Encontro de Construção Participativa do Plano de Ordenamento Turístico (POT) de Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus) para dar continuidade aos debates na construção do plano que irá nortear ações no turismo municipal por 10 anos. 

O quinto encontro teve como objetivo discutir a qualificação do turismo local e promover o desenvolvimento sustentável do setor no município de forma ordenada e regularizada. O evento teve participação ativa da comunidade local, trade e instituições convidadas como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a APRI Consultoria. 

A chefe do Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur, Giovanna Tapajós Maués, ressaltou a importância do envolvimento de todos os atores no processo de construção do POT. 

“Nossa participação nas reuniões é fundamental para garantir que o turismo local se desenvolva de forma ordenada e sustentável. Através da parceria com a comunidade e o trade turístico, estamos promovendo ações que vão gerar benefícios econômicos e sociais, sempre respeitando as características e potencialidades do município”, afirmou Giovanna.

Foto: Divulgação/ Amazonastur

A secretária de Turismo de Careiro Castanho, Neuzilena Macena, destacou o impacto positivo do POT no desenvolvimento sustentável do município. 

“O plano, em convênio com o Sebrae e com apoio de parceiros como a Amazonastur, IPAAM e Fundação Getúlio Vargas, é essencial para o futuro do turismo no Careiro. A Amazonastur tem sido uma parceira importante, especialmente no eixo de turismo de base comunitária, que será um dos pilares desse planejamento, com validade de 10 anos.”

O fundador da operadora de turismo Maia Expedition, Max Maia salientou como o POT do município pode melhorar o cenário para o trade turístico. 

“Há 15 anos decidi investir no Careiro Castanho, criando o Amazon Turtle Lodge. Esse tipo de evento é essencial para qualificar as pessoas e ajudar o poder público a entender nossas demandas de infraestrutura. O ordenamento turístico vai elevar o turismo da região a um novo patamar”, afirmou.

Fundador da operadora de turismo Maia Expedition Foto: Divulgação/ Amazonastur

A construção do plano contempla sete encontros e a entrega do documento oficial para autoridades locais. 

Plano de Ordenamento Turístico

O POT é construído com a participação ativa de diversos atores, como a população, o trade turístico, a gestão pública e outras instituições. O plano aborda temas fundamentais para o desenvolvimento organizado do turismo, como turismo de base comunitária, pesca esportiva sustentável, infraestrutura e marketing de destinos turísticos.

Os eixos estruturantes do Plano de Ordenamento Turístico de Careiro Castanho incluem: Infraestrutura e Equipamentos Turísticos Sustentáveis, Pesca Esportiva Sustentável, Marketing de Destino Turístico, Turismo de Base Comunitária e Inclusão Social, Gestão Integrada do Turismo Local, e Capacitação e Qualificação Profissional no Turismo.