Amazonastur realiza reunião com representante do ‘Amazonas To Go’ para otimizar atendimento e informações aos turistas
Lançada em maio de 2023, a plataforma digital opera em 12 municípios amazonenses
O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), realizou nesta terça-feira (23/01), uma reunião com representante do chatbot Amazonas To Go com objetivo de otimizar o acesso e o atendimento para quem visita o estado. Lançada em maio de 2023, a ferramenta tecnológica disponibiliza informações turísticas sobre hospedagem, restaurantes, guias credenciados e demais dados úteis na palma da mão do turista de forma rápida e segura.
A plataforma digital opera em 12 municípios amazonenses e, ao longo de 2023, registrou aproximadamente 16 mil acessos.
De acordo com a diretora de turismo da Amazonatur, Emmanuelle Pampolha, a intenção neste ano é lançar o chatbot em mais cidades do estado e ampliar o número de acessos.
Para isso, ela aponta que foram identificados pontos específicos a serem ajustados dentro do menu de atendimento e navegação da plataforma para aumentar a funcionalidade. “O encontro foi para deliberar esses pontos com foco no que a gente pode melhorar na ferramenta para tornar a busca do turista muito mais eficiente. Com isso, o objetivo é trazer cada vez mais praticidade nesse diálogo dentro do aplicado de conversa onde o visitante pode ter infinitas possibilidades de informações”, destaca.
Ajustes
Durante a reunião, a Amazonastur sugeriu ajustes em categorias como restaurantes, meios de hospedagem e agências turísticas para uma busca prática. Também foi solicitada a inserção de fotos, vídeos dos municípios onde a ferramenta já opera e ícones de busca de mais atividades, como o artesanato.
Outras melhorias citadas envolvem incluir pesquisa de atendimento e frases sobre as campanhas de sensibilização desenvolvidas pela pasta, além da geração de relatórios com dados da plataforma e potencialização no engajamento para aumentar o acesso.
Inteligência Artificial
Atento às sugestões, o desenvolvedor da plataforma Amazonas To Go, Edilson Abreu, comenta sobre a importância da construção da ferramenta com a ajuda da instituição com intuito de melhorar a funcionalidade para o usuário. “É fundamental ouvir a opinião da Amazonastur para saber as reais necessidades, já que é ela quem mais entende sobre os turistas. A plataforma só ganha com esse tipo de conversa, porque a gente consegue desenvolver melhor os serviços até o usuário final”, ressalta.
Segundo ele, as principais melhorias a serem implementadas, de forma imediata, são a relação de dados e a Inteligência Artificial (AI). “Primeiro será feito uma apresentação de teste com o AI dentro do chatbot, depois uma avaliação da Amazonastur e possíveis ajustes. A implementação deve ocorrer em até dois meses após isso”, projeta Edilson Abreu.
A previsão é de que todas as melhorias solicitadas pela Amazonastur na plataforma digital sejam implementadas ainda no primeiro semestre deste ano.