Amazonastur realiza visita técnica para identificar potencial turístico na RDS Igapó-Açú

O levantamento da equipe técnica ocorre entre os dias 20 e 23 de fevereiro

Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), realiza entre os dias 20 a 23 de fevereiro uma visita técnica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Igapó-Açú. A ação conta com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e tem a finalidade de realizar um levantamento sobre as potencialidades turísticas e as necessidades dos prestadores de serviços na região.

Durante a visita, a equipe técnica da Amazonastur busca identificar as atividades turísticas que já são realizadas nas comunidades para uma orientação e formação de produtos turísticos para a RDS, que abrange os municípios de Borba, Manicoré e Beruri. Também faz parte da ação a sensibilização dos prestadores de serviços ao Cadastro de Prestadores Serviços Turísticos (Cadastur).

Para a chefe do Departamento de Produtos e Projetos da Amazonastur, Raíssa Tavares, ainiciativa potencializa o turismo na região.

“Com essa visita técnica, a Amazonastur irá se aproximar das pousadas localizadas em comunidades na RDS Igapó Açu, aproveitando para fazer o levantamento do potencial turístico da região e o acolhimento de demandas necessárias para a melhoria da atividade turística, como cursos de qualificação voltados para o turismo” destacou Tavares.

A RDS já possui pousadas em três comunidades, que possuem o artesanato, turismo de base comunitária, pesca esportiva e trabalhos voltados para preservação dos quelônios.

Além das comunidades que possuem o turismo como fonte de renda, a RDS também trabalha com objetivo de preservar a natureza e assegurar os meios necessários para a melhoria da qualidade de vida e exploração dos recursos naturais, sendo um deles por meio do turismo.