Amazonastur realiza visita técnica para mapear estabelecimentos turísticos em Iranduba

O objetivo é traçar ações estratégicas com foco no desenvolvimento da atividade turística na região

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

No mês de novembro, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), vai realizar visita técnica para mapear os novos estabelecimentos turísticos no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). O principal objetivo é coletar informações e identificar os tipos de serviços ofertados para traçar ações estratégicas com foco no desenvolvimento da atividade turística na região.

De acordo com a diretora de turismo da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha, as melhorias realizadas pelo Governo do Amazonas na Rodovia Manoel Urbano (AM 070), impactaram no maior fluxo turístico nos ramais da rodovia em Iranduba, o que permitiu a abertura de novos estabelecimentos.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

“O mapeamento desses estabelecimentos servirá de dados para planejar ações estratégicas para 2025 voltadas à melhoria dos serviços prestados aos turistas, além do ordenamento dessas atividades, a formatação de roteiros e a promoção. Assim, a gente consegue oportunizar alternativas de lazer com qualidade e segurança próximas a Manaus”, disse Emmanuelle.

A ação seguirá até final de novembro com a parceria da Prefeitura de Iranduba por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e Turismo e da Secretaria Executiva de Turismo. O secretário Executivo de Turismo de Iranduba, Emerson Carvalho, reforçou a importância do trabalho integrado entre os órgãos municipais e estaduais para potencializar o setor turístico em todo o estado.

“Essa ação de mapeamento dos atrativos turísticos no município com apoio do Governo do Estado é fundamental para abordar esses empreendimentos com o objetivo de catalogar, orientar e formalizar para que possamos fomentar o setor, colocando Iranduba na rota do turismo regional e nacional e internacional”, reforçou Carvalho.

Um dos estabelecimentos visitados foi o do empresário Tokio de Oliveira, 40 anos. Há seis meses ele abriu um café regional na AM-070 e aprovou a ação conjunta. “Iranduba é bastante visitada nos finais de semana e a gente como empreendedor na parte turística precisa desse incentivo, dessas visitas para aprimorar o nosso atendimento e serviços aos visitantes. Isso é importante porque gera emprego e renda para o município“, comentou Oliveira.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Durante a visita técnica, a equipe da Amazonastur realiza orientações sobre o registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur) e da ferramenta de informações turísticas Amazonas To Go. Também estão sendo divulgadas as campanhas institucionais Alô Turistas; de combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Nunca Toque. Observe.