Amazonastur reforça turismo seguro em ação integrada com orgãos estaduais

A ação visa promover a conscientização acerca das atividades turísticas

Foto: Lucas Silva

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), realizaram nesta sexta-feira (26/01) uma ação integrada de orientação, sensibilização e fiscalização no Centro de Manaus e no Porto do São Raimundo.

Mais de 20 empresas, incluindo transportadoras, guias turísticos e agências de turismo, participaram da ação. A Amazonastur esteve regularizando os prestadores junto ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), notificando os proprietários de veículos e embarcações que não possuem o selo para realizar o cadastro.

Também foram reforçadas as campanhas de “Nunca Toque. Observe”, de proteção aos animais silvestres no turismo.

Foto: Lucas Silva

O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, destaca que com a ação a formalização dos trabalhadores do turismo aumenta e os turistas realizam uma viagem de forma segura, confiante e consciente.

“O governo do Amazonas vem trabalhando cada vez mais para desenvolver um turismo seguro no nosso estado. Hoje, a Amazonastur, em parceria com a SNPH, a Arsepam e a Politur, estão em uma ação integrada para sensibilizar e fiscalizar os prestadores de serviços turísticos. Alguns turistas já foram atendidos, e esse trabalho é muito importante para tornar o turismo regular e consciente”, afirmou Ribeiro.

Além da regularização de cadastros e sensibilização, as embarcações que trabalham com atividades turísticas foram fiscalizadas pela Arsepam e pela Superintendência Estadual de Navegação Portos e Hidroportos (SNPH) para garantir que as embarcações atendam às normas de segurança de navegação.

Foto: Lucas Silva

O presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, reforça o compromisso em fortalecer o controle e a qualidade dos serviços turísticos, contribuindo para um ambiente mais seguro e eficiente para os visitantes do Amazonas.
“Essa é uma parceria muito importante, que já existe há algum tempo. Por meio de um termo de cooperação técnica que foi firmado entre ambos os órgãos, para que nós possamos conjugar os nossos esforços, nossas estruturas e intensificar a fiscalização nesse segmento importante, que é o segmento do turismo, importante para dar essa segurança aos turistas que vêm a Manaus”, declarou Rufino.

Cadastur

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo (MTur) busca reduzir a informalidade na área, promovendo a formalização e sensibilização dos fornecedores de serviços turísticos. Empresas cadastradas no Cadastur recebem um certificado crucial para aproximar as empresas e turistas, aumentando a confiança e proporcionando experiências de qualidade.

Segurança para os turistas

A Politur realiza atendimentos diários aos visitantes em locais estratégicos e trabalha de forma integrada com agências e órgãos ligados ao setor, oferecendo uma rede de apoio aos visitantes. O número de contato padrão é 190, e uma linha direta está disponível pelo WhatsApp: (92) 9 88421769.